Confiança da construção tem maior queda desde o início da série, diz FGV
November 03, 2014 | Categoria: Engineering
Kelly Amorim, do Portal PINIweb
O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 14,8% no trimestre findo em outubro frente ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Sondagem da Construção, divulgada na última terça-feira (28) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na comparação mensal, a queda registrada em outubro é de 19,9% ante o mesmo mês do ano passado, o que representa o pior resultado desde o início da sondagem.
De acordo com o balanço, a piora relativa do índice ocorreu por causa da percepção da indústria em relação ao atual estado dos negócios. O Índice da Situação Atual (ISA-CST) passou de -9,7% no trimestre findo em setembro para -12,9% no terminado em outubro. Em termos mensais, a queda em outubro foi de 18,6% ante os -16,8% de agosto.
O Índice de Expectativas (IE-CST) para os próximos meses, por sua vez, caiu 21,0% em outubro ante -16,8% registrado em setembro. No trimestre findo em outubro a queda foi de 16,5% e, no finalizado em setembro, de 14,5%.
Das 700 empresas consultadas pela pesquisa, 19,3% avaliaram a situação atual como boa no trimestre findo em outubro, contra 26,5% no mesmo período de 2013. As empresas que avaliaram como ruim a situação atual representaram 23,8% do total, contra 17,0% há um ano.
"Os empresários da construção estão apontando a demanda insuficiente como o principal fator de limitação à melhoria da atividade setorial. A demanda está fraca tanto nos segmentos que dependem das decisões privadas quanto nos segmentos de infraestrutura. Assim o ciclo de obras, que se encerra, não tem perspectiva imediata de retomada" disse Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV.