Siemens abre nova central de monitoramento de turbinas eólicas
October 17, 2014 | Categoria: Energy
Da redação – Jornal de Energia
Já está em operação a nova central de diagnóstico remoto de turbinas eólicas da Siemens, situada na sede mundial de serviços eólicos, em Brande, na Dinamarca. A central foi concebida para acompanhar o rápido crescimento dos equipamentos e serviços eólicos fornecidos pela companhia em diversos países. Atualmente, a Siemens abriga operações de diagnóstico e serviços de monitoramento de mais de 7.500 turbinas eólicas instaladas no mundo.
Mais de 130 especialistas monitoram atentamente todo o parque mundial da Siemens 24 horas por dia, sete dias por semana, e são capazes de detectar e solucionar possíveis problemas antes que ocorram, se necessário. Esse enfoque pode levar a intervalos de manutenção mais longos e tempo de funcionamento maior, o que contribui para reduzir os custos da energia eólica.
“Esta nova central avançada de diagnóstico remoto reforça ainda mais o nosso compromisso de oferecer aos nossos clientes o que há de melhor em diagnóstico e monitoramento remotos”, afirmou Tim Holt, executivo-chefe da Siemens Service Renewables. “Somos pioneiros neste tipo de monitorando e seguimos transformando os dados em ferramentas de tomada de decisões de valor agregado, que ajudam nossos clientes a operar com máxima eficiência
Agilidade no atendimento
O diagnóstico remoto é parte importante do portfólio de serviços de valor agregado da Siemens. Os especialistas em monitoramento estão aptos a esclarecer e solucionar remotamente mais de 85% dos alarmes, sem que haja uma equipe de atendimento resolvendo problemas no local. A redução das paralisações e o menor número de visitas às turbinas resultam em uma maior produção de energia. Com o diagnóstico de vibrações, a Siemens é capaz de detectar a menor indicação de que algo talvez não esteja funcionando bem e de fazer o acompanhamento, recomendando soluções proativas antes que o problema se agrave.
Além disso, a companhia está apta a analisar os dados coletados para detectar tendências de turbinas individuais, bem como dos parques em geral. Os especialistas podem observar como certas localidades, condições operacionais e tempos de funcionamento estão afetando as turbinas e podem indicar melhorias nos processos. Os resultados contribuem para um melhor desempenho das turbinas no longo prazo, reduzindo, assim, o custo da energia. “Aquilo que nós estamos aprendendo e vendo hoje, somado aos dados históricos do passado, podem oferecer ideias valiosas e desempenhar um papel importante em nossas futuras atividades de pesquisa e desenvolvimento”, completou Holt.
Ao abrir esta nova central, a Siemens reforça ainda mais seus recursos de monitoramento e diagnóstico, reunindo o conhecimento dos especialistas em um mesmo lugar. O novo edifício inclui também uma área específica para os clientes, onde eles podem se reunir com especialistas da Siemens, observar diretamente as operações da central e trabalhar em conjunto, em prol de um enfoque proativo da gestão dos serviços e da manutenção.