Para Renova, fonte eólica é ideal para mercado livre

September 03, 2014 | Categoria: Energy

Pedro Aurélio Teixeira, da Agência CanalEnergia, do Rio de Janeiro, Mercado Livre

 

 

Com a entrega prevista para 2016 do parque eólico Alto Sertão 3, destinado exclusivamente para o ambiente de contratação livre, a Renova Energia vê a fonte como ideal para ser comercializada no mercado livre. De acordo com Mathias Becker, diretor-presidente da Renova Energia, o patamar que a energia eólica vem atingindo dá essa perspectiva. "É uma questão de tempo de cada vez o mercado valorizar mais a eólica, ela é uma fonte que se viabiliza muito bem no mercado livre", afirma o executivo, que participa da quinta edição do Brazil Windpower, que está sendo realizado nesta quinta-feira, 28 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ).

Para ele, naturalmente a fonte eólica deveria estar inserida no ACL, uma vez que ela, ao contrário de outras fontes de energia, não é uma concessão e tem a sua instalação rápida, o que deixa os consumidores com perspectiva correta de ter a energia e prever os custos. "Eólica é a dona natural em termos de prover energia no mercado livre", observa. Becker conta que ainda falta um pouco de maturidade ao mercado para que haja o deslanche da fonte. Fatores como financiamento, contratação e o modo de como o consumidor vê a fonte são alguns dos entraves.

"Se o contrato tiver seguranças em excesso, ele acaba ficando mais caro", aponta. Ainda segundo ele, ao passo que o mercado for atestando que a fonte entrega a energia no prazo e gera o montante que foi contratado, os consumidores vão comprar com mais frequência. "É um período normal de maturidade para que o mercado enxergue com bons olhos a fonte e isso está cada vez mais acontecendo".