Primeiro parque híbrido da Renova deverá ficar totalmente pronto em 2016

August 28, 2014 | Categoria: Energy

Mauricio Godoi, da Agência CanalEnergia, de São Paulo, Negócios e Empresas 

O Projeto Itaparica da Renova, com 26,4 MW em capacidade instalada, que contempla a geração eólica e solar em um mesmo empreendimento deverá ficar pronto a partir de meados do ano que vem. A ideia é de colocar toda a energia gerada no mercado livre. A parte eólica já está comercializada enquanto a solar ainda não. A ideia da empresa é ter uma curva flat de geração uma vez que os ventos na região do interior da Bahia ocorrem à noite enquanto o sol gera durante o dia.

“A eólica entrará em operação no início de 2016 e a solar, antes. Contudo ainda não comercializamos aenergia solar porque estamos avaliando qual é o melhor momento para vender de acordo com o mercado e ainda, quando tivermos a certeza da entrada em operação”, afirmou o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Renova, Pedro Pileggi.

De acordo com o executivo, esse projeto é financiado pela Finep e que tem como meta o estudo de como essas duas fontes podem se complementar. Entre eles está o conhecimento do desempenho operacional que as duas fontes podem trazer par ao sistema elétrico e a qualidade da energia. Além disso, pretende-se verificar quais são os impactos no sistema em relação ao acionamento das térmicas e de UHEs em um cenário em que se teria um número maior de parques híbridos.

 

Além disso, contou Pileggi, essa formatação de projeto ajuda a reduzir o capex de um projeto, já que há menor gasto com infraestrutura e logística já que há sinergias naturais em termos de mão de obra e de logística.