EPE: leilão A-5 sem grandes hidrelétricas
August 27, 2014 | Categoria: Energy
Pedro Aurélio Teixeira, da Agência CanalEnergia, do Rio de Janeiro, Planejamento e Expansão
O próximo leilão A-5 que será realizado no dia 30 de setembro não contará com grandes projetos hidrelétricos. De acordo com Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética, o único produto hídrico presente é o de Pequenas Centrais Hidrelétricas. Para ele, essa falta de UHEs no leilão deixa as PCHs mais atrativas para contratação. Segundo ele, com o aumento do preço-teto e a não competição, a chance é grande. "O preço viabiliza a maioria das PCHs que se inscreveram, não tenho dúvida que serão contratadas", afirma Tolmasquim, que participou nesta terça-feira, 26 de agosto, do Brazil Windpower, no Rio de Janeiro (RJ).
Segundo Tolmasquim, a única UHE que deverá ser leiloada ainda este ano será a de São Luiz do Tapajós (PA-8.040 MW), que deve ficar para o fim do ano caso ela consiga toda a documentação necessária. "É uma usina muito importante para o sistema elétrico brasileiro", salienta. Outras hidrelétricas de menor porte dificilmente entrarão em certames ainda este ano. A UHE Itaocara, no Rio de Janeiro (RJ), está esse caso. Segundo o presidente da EPE, a usina que chegou a ser inscrita em leilão do ano passado voltou a ter problemas de licenciamento após mudanças no seu projeto.
Quanto as térmicas, ele acredita que a perspectiva de viabilização delas também é boa, uma vez que há projetos em que o empreendedor vai construir o seu próprio terminal de GNL, outras que vão usar o terminal da Petrobras e ainda os que o abastecimento será de gás natural nacional, localizadas na região Norte. Ele também aposta que térmicas a biomassa devem ser contratadas no certame.