Semestre começa sem clareza para construção

August 04, 2014 | Categoria: Engineering

Da Redação, original Valor Econômico.

O segundo semestre começou com falta de clareza para boa parte das incorporadoras de capital aberto sobre como será o ambiente para lançamentos e vendas até o fim de 2014. A indefinição passa por questões como o tamanho do ajuste a ser feito na economia em 2015, pela confiança do consumidor e, operacionalmente, pelo volume elevado de estoques que o setor ainda carrega dos anos em que as atenções estavam focadas em volumes expressivos de lançamentos.

A busca de redução de estoques vem sendo prioridade para as incorporadoras e importante balizador do ritmo com que novos projetos são lançados, com o objetivo de regular a oferta. Há quem comente que a absorção de estoques do setor no primeiro semestre foi menor do que a esperada. Além de os consumidores estarem mais cautelosos, as vendas foram impactadas pelo Carnaval tardio e pela Copa.

Mesmo um pouco antes do início da Copa, já estava mais difícil para as incorporadoras disputar espaço na mídia. De 12 de junho a 13 de julho, quando as atenções se voltaram para os jogos mundiais, o fluxo de visitas aos estandes de vendas caiu, e consumidores não demonstraram urgência na tomada de decisão de compra. A esse período se sobrepõem as férias escolares, fator que contribui, geralmente, para desacelerar a comercialização.

Incorporadores têm sinalizado que não vão "lançar por lançar" e que novos projetos só serão apresentados quando houver sinalização mais concreta de demanda e as pré-vendas estiverem bem aquecidas. No mercado, não se espera que, no acumulado do ano, o setor lance Valor Geral de Vendas (VGV) superior ao de 2013, mas que haverá queda, ou estabilidade.

Even Construtora e Incorporadora e Rodobens Negócios Imobiliários, por exemplo, deixaram claro que podem elevar o ritmo de lançamentos no segundo semestre em comparação à primeira metade do ano, mas que a tomada de decisão em relação aos novos projetos vai depender das condições do mercado.

No primeiro semestre, Cyrela Brazil Brokers, Direcional Engenharia, Even, EZTec, Gafisa, Helbor, MRV Engenharia, Rodobens e Trisul lançaram, em conjunto, R$ 8,58 bilhões, 22% acima do mesmo período do ano passado. Apesar da expansão dos lançamentos, as vendas encolheram 2,1%, para R$ 9,03 bilhões. Os números consideram somente a parte própria dos projetos.

No segundo trimestre, o conjunto dos lançamentos dessas empresas foi de R$ 3,65 bilhões, 10,5% menor do que o do intervalo de abril a junho de 2013, enquanto as vendas caíram 24%, para R$ 4,08 bilhões. A maioria das incorporadoras reportou baixa velocidade de comercialização, medida pelo indicador VSO (vendas sobre oferta), no trimestre. Helbor informou velocidade de vendas de 8%, Gafisa, de 12,6%, Even, de 13%, Direcional, de 13,5% e EZTec, de 14,8%..