Confiança da construção registra nova queda no trimestre encerrado em julho

July 30, 2014 | Categoria: Engineering

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

O Índice de Confiança da Construção (ICST) registrou em julho, pelo quinto mês consecutivo, evolução desfavorável do ambiente de negócios do setor, com a queda de 12,4% em comparação ao mesmo mês de 2013. Os dados fazem parte da Sondagem da Construção, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgada na última segunda-feira (28).

No trimestre findo em julho, houve variação de -10,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já na comparação com o período finalizado em junho, quando a queda foi de 9,8%, a confiança da construção recuou 10,4%.

Segundo o levantamento, o resultado negativo do ICST pela quinta vez seguida foi influenciado pela piora das expectativas do setor. O Índice de Expectativas (IE-CST), que mede a percepção das empresas quanto à demanda prevista para os próximos meses, passou de -13,1% no trimestre findo em junho deste ano para -14,0% no trimestre finalizado em julho. Já em termos mensais, a variação passou de -13,6% em junho para -15,1% em julho.

O Índice da Situação Atual (ISA-CST) apresentou piora acentuada ao passar de -3,0% em junho para -9,2%, em julho. Já na análise trimestral, o ISA-CST ficou estável variando -5,7% no trimestre findo em junho e -5,8% no findo em julho.

 

Das 703 empresas consultadas, 20,4% avaliaram como boa a situação atual dos negócios (contra 24,5% em julho de 2013), e 17,0% a consideraram ruim (contra 15,5% há um ano).