CPFL vai capacitar funcionários municipais para gestão de eficiência energética
July 28, 2014 | Categoria: Energy
Da Agência CanalEnergia, Consumidor
A CPFL Energia vai fazer a capacitação de profissionais do poder público para a gestão de eficiência energética. O projeto de Gestão Energética Municipal é voltado para organização e planejamento das diferentes atividades que fazem uso da energia elétrica em um município, sendo possível gerir contas e contratos de energia elétrica e identificar áreas com potencial de melhoria da eficiência, sem a perda da qualidade do serviço ofertado.
De acordo com Marney Antunes, diretor de Gestão de Energia da CPFL Energia, o objetivo é assegurar a continuidade das ações empreendidas na gestão de energia elétrica dos municípios envolvidos. Segundo ele, é importante que as pessoas se sintam engajadas e que entendam o GEM como um benefício para a cidade. A iniciativa será realizada inicialmente em quatro cidades da área de concessão da distribuidora CPFL Paulista: Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
O projeto prevê a criação de uma Unidade de Gestão Energética Municipal dentro de cada prefeitura envolvida e a CPFL capacitará os municípios no uso do sistema computacional SIEM Web para planejamento do uso da energia elétrica do município com base na metodologia de elaboração de Planos Municipais de Gestão de Energia Elétrica do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e mensuração de resultados.
A CPFL Energia aprovou junto à Agência Nacional de Energia Elétrica o projeto GEM, que terá duração de quatro meses em cada cidade participante para estruturar as UGEMs e capacitar os profissionais envolvidos. A próxima etapa é identificar as unidades consumidoras e gerar indicadores de desempenho e inserção de dados no SIEM, para gerenciar o consumo e contas de energia elétrica e criar relatórios de desempenho. O produto final é o mapeamento de todos os setores de atividade da prefeitura e a consolidação das estratégias para a aplicação das diretrizes abordadas no Plamge e as ações para a sustentabilidade da UGEM.