Índice de confiança da construção registra queda de 9,8% no trimestre encerrado em junho

June 26, 2014 | Categoria: Engineering

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

O Índice de Confiança da Construção (ICST) registrou em junho, pelo quarto mês consecutivo, um resultado que confirma a tendência de desaceleração para o segundo semestre do ano. No trimestre findo em junho, a queda foi de 9,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já na comparação com o período finalizado em maio, quando o índice registrou variação de -8,7%, a confiança da construção recuou 1,1%. O dado faz parte da Sondagem da Construção, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o levantamento, a piora relativa do ICST foi influenciada pela menor satisfação das empresas com a situação atual dos negócios. Das 698 empresas consultadas, 21,4% avaliam a situação como boa no trimestre finalizado em junho, contra 25,5% no mesmo período do ano anterior. Outras 16,5% das empresas avaliaram a situação como ruim no último trimestre, contra 14,7% no trimestre findo em junho de 2013.

O Índice de Expectativa (IE-CST), que mede a percepção das empresas quanto à demanda prevista para os próximos meses, caiu 13,7% no trimestre finalizado em junho em relação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com maio, a variação foi de -11,1%, o que representa diminuição do otimismo.

 

Entre as empresas consultadas, 25,3% ainda prevê aumento da demanda no trimestre findo em junho, contra 35,1% há um ano. A parcela dos empresários que preveem piora foi de 13,8% contra 5,9% em junho do ano anterior, o que também representa queda do otimismo das empresas.