Apenas 30 das 87 obras de mobilidade urbana e aeroportos para a Copa do Mundo foram entregues concluídas
June 13, 2014 | Categoria: Engineering
Kelly Amorim, do Portal PINIweb
A Copa do Mundo começa nesta quinta-feira (12) no Brasil e apenas 51,7% das obras de aeroportos e mobilidade urbana prevista na Matriz de Responsabilidades do Governo Federal para as cidades-sede foram entregues. Segundo levantamento feito pelo G1, das 87 obras planejadas, 32 foram descartadas, devendo ficar prontas depois da competição, 45 foram inauguradas e outras dez devem ser entregues ainda durante os jogos. Do grupo das entregues, porém, 15 estão incompletas.
Nove aeroportos dos 13 previstos para as cidades-sede foram entregues, sendo que quatro ainda têm pendências e obras inacabadas. O Aeroporto Internacional de Fortaleza, que teve o contrato rescindido durante as obras, foi entregue com um terminal provisório remoto para a Copa. A conclusão das obras deve ocorrer somente em 2017.
Os aeroportos de Confins, Rio de Janeiro e Viracopos também foram entregues com pendências e não foi estipulado prazo para conclusão das obras, enquanto os de Manaus, Marechal Rondon, Recife e Salgado Filho foram descartados para a Copa.
No Rio Grande do Norte, as obras do acesso norte do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, do Complexo Viário de Natal e do prolongamento da Avenida Prudente de Morais que estavam previstas para facilitar o acesso à Arena das Dunas durante a Copa foram entregues inacabadas.
O Rio Grande do Sul é o estado que concentra a maior quantidade de obras descartadas para o Mundial. Os BRTs das avenidas Bento Gonçalves, João Pessoa e Protásio Alves, assim como o sistema de monitoramento dos corredores, devem ser entregues somente no segundo semestre do ano, depois dos jogos.
O Complexo da Rodoviária deve ser entregue ainda em junho, no entanto, as obras de duplicação da Avenida Tronco e da Rua Voluntários da Pátria serão entregues também em 2015, assim como o prolongamento da Avenida Severo Dullius e a Terceira Perimetral.
Dos 30 projetos entregues com obras concluídas, dois são na Bahia; dois no Distrito Federal; cinco em Minas Gerais; um no Mato Grosso; 12 em Pernambuco; quatro no Paraná; um no Rio de Janeiro; um no Rio Grande do Norte e dois em São Paulo.