Consumo de energia cresce 2,9% em abril ante 2013, nota ONS

May 09, 2014 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito - Portal Valor 

RIO  -  O consumo de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) em abril totalizou 64.264 megawatts (MW) médios. O volume é 2,9% superior em relação a igual período do ano passado, mas 3,1% menor na comparação com março deste calendário. Em 12 meses, houve aumento de 5,1% em relação a igual período anterior.

De acordo com o operador, sem considerar o efeito da integração de Manaus no SIN, a partir de julho de 2013, o consumo contabilizado em abril deste ano foi de 63.289 MW médios. Com isso, o volume seria apenas 1,3% superior em relação a igual período do ano passado.

“O desempenho da carga do SIN deve-se principalmente ao menor número de dias úteis no mês e a uma possível redução da carga industrial neste mês, conforme sinalizada pela sondagem da Indústria da Fundação Getulio Vargas (FGV) e Confederação Nacional da Indústria (CNI) que indicam, para o mês de abril, uma continuidade do período de desaceleração do ritmo da atividade industrial”, informou o ONS em boletim da carga mensal.

Com relação ao subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, o consumo em abril (de 38.272 MW médios) foi 1,5% superior em relação a igual período de 2013. Na comparação com o mês exatamente anterior, porém, foi verificada uma retração de 4%.

Segundo o operador, os principais motivos para o desempenho foram o menor número de dias úteis em abril de 2014 e a diminuição da carga industrial nas duas regiões, conforme indicaram as sondagens da FGV e da CNI.

Na região Sul, o consumo em abril foi de 10.734 MW médios. O volume foi 1,8% superior em relação a abril de 2013, mas 3,8% inferior na comparação com março deste ano. O ONS não forneceu detalhes sobre o desempenho do consumo na região.

Com relação ao Nordeste, o consumo de energia em abril (9.962 MW médios) foi 0,9% superior em relação a igual período do ano passado e 1,1% menor que o apurado em março deste ano.

“A taxa de crescimento apresentada no mês de abril de 2014, a menor observada [para a região] no ano, está relacionada com a ocorrência de chuvas nas principais capitais ao longo do mês e ao elevado crescimento de carga observado nesse mesmo período do ano anterior”, explicou o operador, no boletim.

O consumo de energia em abril no Norte totalizou 5.296 MW médios. O volume é 22,5% superior em relação a igual período de 2013. A região também foi a única que apresentou elevação na comparação com o mês exatamente anterior, de 1,5%.

 

O ONS ressaltou, no entanto, que o resultado na comparação anual foi influenciado pelo ingresso de Manaus no SIN. Desconsiderando-se esse efeito, o volume apurado em abril de 2014 é 0,1% menor que o observado em igual período do ano passado.