Com 8,7 milhões de atendimentos aos trabalhadores da construção civil paulista, Seconci-SP bate recorde em 2015
December 18, 2015 | Categoria: Engineering
Kelly Amorim, do Portal PINIweb
O Serviço Social da Construção do Estado de São Paulo (Seconci-SP) divulgou um balanço sobre os atendimentos realizados em 2015. De acordo com o levantamento, a entidade bateu novo recorde com a realização de 8,7 milhões de atendimentos em saúde, odontologia e serviço social durante o ano, ultrapassando em 9% a marca de oito milhões de atendimentos atingida em 2014.
A entidade investiu R$ 2,5 milhões em novos equipamentos e melhorias, 100% a mais que o R$ 1,25 milhão investido no ano passado.
Segundo o presidente do Seconci-SP, Sergio Porto, a entidade encerra 2015 com um quadro de 11,2 mil colaboradores, dos quais cerca de três mil são médicos e dentistas, representando aumento de 9% comparado aos 10,3 mil postos de trabalho que detinha em 2014. Já o número de unidades de saúde sob administração do Seconci-SP, próprias ou da rede pública de saúde, aumentou de 81 em 2014 para 98 em 2015, sendo 13 próprias.
A expectativa é de que o ano seja encerrado com aproximadamente 2,131 milhões de atendimentos oferecidos aos trabalhadores da construção civil e seus familiares, significando aumento de 6,5% ante os dois milhões realizados no ano anterior. Os números incluem, além de atendimentos médicos e odontológicos, procedimentos ambulatoriais e odontológicos; exames laboratoriais, de imagem e de métodos gráficos; e atendimentos de equipes de apoio (fonoaudiologia, nutrição, serviço social, enfermagem e fisioterapia).
Para 2016, a entidade prevê que o número de trabalhadores saindo dos planos de saúde privados deva demandar cada vez mais os serviços da rede pública. "Com isso, as unidades de saúde públicas administradas pelo Seconci-SP deverão seguir realizando normalmente os atendimentos à população", afirmou Porto, ressaltando que está estudando como o Seconci-SP poderá dar assistência ao crescente número de desempregados do setor.
O Seconci-SP é a entidade de responsabilidade social da construção paulista que conta com cinco mil empresas contribuintes, disponibiliza serviços às 15 mil empresas do setor e atua em três frentes: serviços de saúde, educação e assistência social destinado aos trabalhadores da construção civil e seus familiares; consultoria em segurança do trabalho para contribuir com a adequação das empresas às leis trabalhistas; e, desde 1998, acumula a atuação como Organização Social de Saúde (OSS), sendo parceiro do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo na gestão de diversas unidades públicas de saúde.