CUB paulista registra leve alta em novembro, diz SindusCon-SP
December 03, 2015 | Categoria: Engineering
Kelly Amorim, do Portal PINIweb
Após registrar leve queda em outubro, o Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo que considera as obras incluídas na desoneração apresentou estabilidade em novembro em relação ao mês anterior, com alta de 0,02%. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (1º) pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).
No acumulado do ano, o indicador registrou alta de 4,60%. Com os resultados, o CUB representativo da construção paulista (RN-8) ficou em R$ 1.138,10 por metro quadrado em novembro.
Os custos médios com materiais de construção subiram 0,06% em novembro, enquanto os de mão de obra indicaram estabilidade. Em 12 meses, a elevação do CUB chega a 4,63%, com aumentos de 6,48% nos custos com a mão de obra e de 1,99% com materiais.
Para o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, "a estabilidade do CUB reflete dois movimentos: a mão de obra que já teve reajuste e os materiais de construção que têm registrado taxa abaixo da inflação".
Obras não desoneradas
Nas obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB paulista também apresentou estabilidade em novembro, com leve acréscimo de 0,02%, totalizando R$ 1.225,12 por metro quadrado.
Na mesma base de comparação, foi registrado acréscimo de 0,06% nos materiais de construção, estabilidade nos custos com mão de obra e administrativos. No ano, o indicador apresentou alta de 4,75%.
Em 12 meses, o custo subiu 4,78%, sendo mão de obra (6,51%), materiais (1,99%) e administrativos (6,33%).