Confiança da construção volta a registrar pior nível desde 2010, afirma FGV

October 28, 2015 | Categoria: Engineering

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou nesta terça-feira (27) que o Índice de Confiança da Construção (ICST) registrou em outubro o pior nível da série iniciada em 2010: 63,4 pontos. Isso significa um recuo de 3,9% em relação a setembro.

O Índice da Situação Atual (ISA-CST) caiu 7,9% no período, alcançando 45,3 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-CST) recuou 1,5%, ficando em 81,5 pontos. Ambos os indicadores registraram em outubro o pior nível da série.

A diminuição do ISA-CST ocorreu principalmente no componente que avalia o grau de satisfação das empresas com a situação atual dos negócios, que caiu 8,5% (43,2 pontos). Vale lembrar que o indicador varia entre zero e 200 pontos e, nos últimos 12 meses, já caiu 50,5 pontos.

No caso do IE-CST, o quesito que mais contribuiu para a queda foi o que mede o grau de otimismo em relação à evolução da demanda nos próximos três meses, que recuou 1,7%, entre setembro e outubro, alcançando a menor pontuação da série, de 76,6 pontos.

Para a coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE, Ana Maria Castelo, "os sucessivos recordes negativos dos indicadores de confiança do setor da construção vêm sofrendo grande contribuição do enfraquecimento do nível de atividade, que se acentuou nos últimos meses". "Não por acaso, a falta de demanda vem sendo apontada pelas empresas como o principal limitador à melhoria do ambiente de negócios", explicou.

 

O levantamento feito entre os dias 1 e 23 deste mês coletou informações de 723 empresas.