Conferência debate manipulação de resíduos sólidos e reciclagem de biomassa

August 17, 2012 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Entre os dias  22 e 25 de agosto acontece, no Ceará, a 2º Conferência Internacional sobre energia de resíduos sólidos e reciclagem de biomassa, evento que reunirá pesquisadores nacionais e internacionais que vão discutir temas como a produção de energia a partir de resíduos agrícolas, digestão anaeróbia e tecnologias para o melhoramento do biogás, captura e armazenamento de CO2, entre outros.

Durante os dias 18 e 19 de setembro acontece, em São Paulo, o Biomass Power Generation Brazil, evento que busca proporcionar a seus participantes a oportunidade de trocar informaç&o...

Continuar Lendo

Para empresários, falta baixar preço de energia

August 17, 2012 | Categoria: Energy

Iuri Dantas, TÂânia Monteiro/BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

A provável queda nos custos de logística do País associada ao pacote de concessões anunciado ontem pela presidente Dilma Rousseff foi elogiada por empresários. Eles saudaram a postura do governo de fazer parcerias com o setor privado para impulsionar os investimentos, mas cobraram uma definição sobre o setor de energia, cujos preços estão entre os mais altos do mundo.

Segundo Eike Batista, do Grupo EBX, a sociedade vai se beneficiar das concessões porque os empresários vão investir em um patrimônio que é do País e voltará para o governo, após 25 anos. Segundo ele, seus projetos como o Porto de Açu e o Porto do Sudeste serão benefici...

Continuar Lendo

Itaipu está 'blindada' contra política, garante diretor paraguaio da usina

August 17, 2012 | Categoria: Energy

Roberto Simon, O Estado de S. Paulo - O Estado de S.Paulo

Enquanto o presidente do Paraguai, Federico Franco, reafirmava ontem que deixará de "ceder" energia ao Brasil e à Argentina, o diretor-geral paraguaio de Itaipu, Franklin Boccia, garantiu que a usina binacional "está blindada contra questões políticas" e "nada afetará as relações com o lado brasileiro".

Em entrevista ao Estado, Boccia disse que o presidente está sendo "mal interpretado". O que o novo governo de Assunção quer é ampliar o consumo interno de energia limpa produzida por Itaipu e reduzir o uso de combustíveis fósseis, segundo Boccia, engenheiro indicado há pouco mais de um mês por Franco para chefiar o lado paraguaio da usina no Rio Paraná.

O pres...

Continuar Lendo

MPX diversifica matriz e entra em geração eólica

August 17, 2012 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito e Marta Nogueira | Do Rio

Conforme Karrer, da MPX, a empresa aumentará a eficiência, se ganhar o leilão

A MPX - empresa de energia do grupo EBX, de Eike Batista - vai participar dos dois leilões de energia nova este ano, marcados para outubro, com 521,9 megawatts (MW) de potência. Deste total, 363,2 MW serão de energia termelétrica a gás natural e 158,7 MW de geração a partir de parques eólicos. Os leilões A-3 e A-5 preveem o início de entrega de energia em 2015 e 2017, respectivamente. Os contratos terão duração de 20 anos.

A energia eólica prevista para o leilão será proveniente dos complexos de Jandaíra, Pedra Preta I e Pedra Preta II, no Rio Grande do Norte, adquiridos no i...

Continuar Lendo

Secretário de energia de SP diz que Estado poderá ter eólicas

August 21, 2012 | Categoria: Energy

Reuters News

O Atlas Eólico de São Paulo, que mostrará o potencial de geração de energia eólica no Estado, será divulgado em algumas semanas, segundo o secretário de energia, Jose Aníbal, que após resultados preliminares diz achar que será possível instalar usinas desta modalidade em território paulista.

"Nós vamos ter o resultado logo, logo. Em algumas semanas, nós vamos divulgar, certamente, numa reunião no Palácio dos Bandeirantes... Acho que haverá possibilidade de implantar eólicas em São Paulo", disse o secretário a jornalistas após participar de evento.

 O secretário já havia dito em julho que os resultados do Atlas sairiam até setembro e que dados...

Continuar Lendo

Caixa mostrará como instruir processos no Minha Casa

August 30, 2012 | Categoria: Engineering

SINDUSCON SP
O SindusCon-SP, em parceria com a Caixa, promoverá um Workshop pioneiro no dia 29 de agosto, das 9h às 13h, na sede do sindicato, em São Paulo, no qual técnicos da instituição financeira esclarecerão detalhes do programa Minha Casa, Minha Vida 2 (MCMV-2). Todos os associados do SindusCon-SP estão convidados a participar do evento, que é gratuito. 
Pela primeira vez, técnicos da Gerência de Desenvolvimento Urbano-Engenharia da Caixa (Gidur) em São Paulo estarão disponíveis para esmiuçar aos construtores o passo a passo da instrução de processos do MCMV-2 e particularizar informações sobre a contratação do programa habitacional federal. 
O encontro com a Caixa foi desenhado...

Continuar Lendo

Haddad promete incentivos e reclama de falta de bons projetos

August 30, 2012 | Categoria: Engineering

SINDUSCON SP
O candidato à prefeitura da cidade de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, afirmou durante o Ciclo de Debates “A construção e o desenvolvimento sustentado”, promovido por entidades do setor, que pretende oferecer incentivos imobiliários, mas sua distribuição será inversamente proporcional à demanda. De acordo com o candidato, é preciso estimular o desenvolvimento das áreas menos favorecidas em infraestrutura da cidade, que são as mais adensadas. Na busca por mais celeridade na aprovação de projetos, além da modernização do sistema, o candidato considera que será necessária uma revisão do Plano Diretor, do Código de Obras, de operações urbanas, de reocupaç&atild...

Continuar Lendo

Minha Casa atingirá milhões de moradias até 2014, prevê Dilma

August 30, 2012 | Categoria: Engineering

Por Bruno Peres | Valor

BRASÍLIA - O programa habitacional do governo federal atingiu em agosto a marca de um milhão de moradias construídas no âmbito do “Minha Casa, Minha Vida”, informou a presidente Dilma Rousseff na manhã desta segunda-feira em seu programa semanal de rádio “Café com a Presidenta”.

A presidente também avaliou que o governo vai atingir a meta de contratar 2,4 milhões de moradias até 2014 com a execução do programa, classificado por ela como uma das prioridades do governo. Segundo Dilma, os investimentos chegarão a R$ 150 bilhões.

“É isso mesmo, um milhão de moradias estão prontas e vão garantir que as famílias brasileiras realizem o sonho da casa pr&oac...

Continuar Lendo