Brasil supera marca de 100 empreendimentos com certificação Leed

June 28, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas

Eldorado Business Tower foi o primeiro projeto a receber o Leed Platinum

O Brasil ultrapassou a marca dos 100 empreendimentos certificados pelo Leed (Leadership Environmental and Energy Design), de acordo com dados divulgados nesta semana pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil). Hoje o País está em quarto lugar no ranking mundial de projetos com o selo, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e dos Emirados Árabes.

"Em 2012 havia uma média de 16 registros por mês em busca da certificação, ao passo que nos primeiros cinco meses de 2013 o número cresceu mais de 40%, chegando a 22 solicitações por mês", disse Marcos Casado, diretor técnico e educacional da organização, em comunicado oficial.

Segundo b...

Continuar Lendo

Perspectivas da construção seguem favoráveis, diz SindusCon-SP

June 28, 2013 | Categoria: Engineering

Embora a construção brasileira tenha desacelerado o ritmo de seu crescimento, ela segue operando dentro de um bom patamar de atividade e as perspectivas de continuidade são favoráveis, pelo menos até o segundo semestre de 2014.

Esta foi a mensagem transmitida pelo vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, em palestra sobre o desempenho e as perspectivas da construção, aos clientes do Deutsche Bank, em 7 de junho, em São Paulo.

O vice-presidente reiterou a estimativa de que o PIB da construção deva crescer em torno de 3% neste ano, portanto acima das estimativas para o PIB nacional. Ele mostrou que, depois de um primeiro trimestre marcado por poucos lançamentos e lenta ascensão do emprego, a construção está incrementan...

Continuar Lendo

SindusCon-SP discute eficiência energética de edificações

July 05, 2013 | Categoria: Engineering

Com foco em soluções para o consumo eficiente de energia no mercado imobiliário, o vice-presidente de Meio Ambiente do SindusCon-SP, Francisco Vasconcellos, palestrou durante o 10º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE), em 3 de julho, na capital paulista.

Em busca de canais que possam contribuir para um bom trabalho nessa área, Vasconcellos propôs uma união de forças com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), organizadora do evento. “A união de esforços, nesse caso, pode ser muito interessante para todos e as empresas associadas a estas entidades e ao mercado de retrofit de edifícios de uma forma geral”, afirmou.

O vice-presidente discorreu sobre ...

Continuar Lendo

Índice da Construção Civil sobe 7,8% em junho, diz IBGE

July 05, 2013 | Categoria: Engineering

IRANY TEREZA
Agencia Estado

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Caixa, apresentou alta de 7,8% em junho, ficando 12,92 pontos porcentuais acima da taxa de maio (-5,12%). 

O resultado do mês, informou o IBGE, reflete o retorno da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de empresas do setor da construção civil, que não havia vigorado em abril e maio. 

A desoneração, vigente a partir de 1º de abril, teve seus efeitos interrompidos em 03 de junho. Entre outros aspectos, a Medida Provisória que desonerou o setor havia retirado os 20% da contribuição previdenciária, o que impact...

Continuar Lendo

IAB divulga propostas para três dos cinco pontos de melhoria levantados por Dilma Rousseff

July 03, 2013 | Categoria: Engineering

O DIREITO À CIDADE E O INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), entidade de representação dos arquitetos e urbanistas brasileiros, com noventa e dois anos de história, constituída em todos os
Estados da Federação e um dos responsáveis pela pauta da Reforma Urbana desde 1963, reafirma, no contexto dos movimentos que tomaram as ruas do país, seu compromisso histórico com a democracia, o desenvolvimento, a cultura e o bem-estar do povo brasileiro.

O IAB apoia e se solidariza com tais manifestações populares que visam ampliar conquistas sociais, qualificar a representação política, a transparência nos gastos públicos e melhorar as cidades e seus s...

Continuar Lendo

Estado de SP prometeu cadastrar 1 GW de biomassa no leilão A-5

July 04, 2013 | Categoria: Energy

Carolina Medeiros, da Agência CanalEnergia, do Rio de Janeiro, Planejamento e Expansão

O Estado de São Paulo prometeu cadastrar cerca de 1 GW de térmicas a biomassa no leilão A-5, marcado para o dia 29 de agosto. De acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, foi por isso que o prazo de cadastramento no certame foi adiado para até o dia 8 de julho.

Segundo Tolmasquim, esse leilão será muito importante para a fonte, visto que ela não competirá com as eólicas, que tem um preço muito mais competitivo do que a biomassa.

No entanto, ele afirmou que a biomassa precisa ajustar alguns fatores. Tolmasquim contou que na média entre os anos de 2008 e 2011, cerca de um terço dos empreendimentos entr...

Continuar Lendo

ABEEólica também consegue liminar contra Resolução CNPE 03

July 04, 2013 | Categoria: Energy

Carolina Medeiros, da Agência CanalEnergia, do Rio de Janeiro, Regulação e Política 

A Associação Brasileira de Energia Eólica conseguiu na última terça-feira, 2 de julho, uma liminar contra a Resolução CNPE 03, que exclui suas associadas do rateio do custo das térmicas. A decisão, proferida pelo juiz federal substituto da 4 Vara do Distrito Federal, Tales Krauss Queiroz, afirma que a matéria deveria ser definida por lei, com necessária discussão e decisão por parte do Congresso Nacional.

"Há ainda outros vícios na aludida Resolução. Se há criação de encargo ou subsídio, deve-se respeitar a equação econômico-financeira dos contratos", af...

Continuar Lendo

Rosane Menezes Lohbauer e Rodrigo Machado M. Santos, advogados: A comercialização de excedentes de energia elétrica - enfim regulamentada

July 05, 2013 | Categoria: Energy

Rosane Menezes Lohbauer e Rodrigo Machado M. Santos, advogados, Artigos e Entrevistas

No ambiente de Contratação Livre de energia elétrica, os contratos bilaterais regem as negociações de comercialização. A compra alternativa de energia possibilita aos consumidores a escolha de seus fornecedores, bem como o preço a ser pago pela energia da qual farão uso. Entretanto, os excedentes da energia elétrica adquirida por estes consumidores, ou seja, as parcelas de energia e potência não utilizadas, não podiam ser negociadas livremente. Todo o excedente era liquidado em um “acerto de contas” realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, sendo que o preço para o montante liquidado é pref...

Continuar Lendo