Petrobras coloca volume recorde de gás no mercado

September 26, 2012 | Categoria: Energy

A Petrobras entregou ao mercado um total de 91,4 milhões de metros cúbicos de gás natural na sexta-feira, volume considerado recorde segundo a estatal.

O recorde anterior, de 85,9 milhões de metros cúbicos, foi alcançado no dia 12 de novembro de 2010, informou a companhia em comunicado nesta terça-feira.

Do total entregue, grande parte foi destinada para abastecer o mercado termelétrico, que está produzindo energia para poupar reservatórios das hidrelétricas neste inverno seco. Cerca de 36,1 milhões de m3/dia foram destinados para as usinas térmicas.

Segundo a Petrobras, seu parque gerador tem batido sucessivos recordes este mês, atingindo o pico de 5.225 megawats (MW) na sexta-feira. A capacidade total do parque gerador da Petrobras é de 6.952 MW.

Nas termelétricas de terceiros, para as quais a Petrobras também fornece gás natural, foram gerados 1.310 MW, consumindo 6,4 milhões de m3 de gás natural.

O mercado não termelétrico (indústrias, residências, veicular, cogeração e outros) recebeu 41,5 milhões de m3/dia. O volume restante (13,8 milhões de m3/dia) foi consumido pelas próprias unidades da Petrobras.

Segundo a estatal, só foi possível o recorde de fornecimento de gás graças ao aumento da produção nacional, em especial nos campos da bacia de Santos (Mexilhão, Uruguá-Tambaú e Lula). A produção brasileira de gás atingiu 41,7 milhões de metros cúbicos diários.

O gás boliviano importado também atingiu o seu volume máximo de capacidade de transporte pelo gasoduto Bolívia-Brasil, de 31,5 milhões de m3/dia.

Os terminais de GNL da Petrobras em Pecém (CE) e na Baía da Guanabara (RJ) completaram o fornecimento, com a regaseificação de 18,2 milhões de m3/dia.

(Por Leila Coimbra)