Estudo diz que ventos atenderão à demanda energética global

September 13, 2012 | Categoria: Energy

AFP

Contrariando alguns estudos recentes, nova análise de dados climáticos indica que turbinas eólicas poderiam gerar centenas de terawatts de eletricidade

Eólica: alcançar o potencial máximo exigiria a instalação em terra e offshore de 1,5 bilhão de enormes turbinas

Nova York - Há vento de sobra para abastecer o planeta com energia limpa, afirma um estudo publicado esta segunda-feira, mas seria preciso fazer um maciço investimento em infraestrutura para poder usar este potencial, algo que alguns especialistas consideram irreal.

Enquanto o mundo busca reduzir sua dependência em combustíveis fósseis como carvão e gás natural, fontes de energia renovável como a eólica (dos ventos) e solar têm sido desenvolvidas como alternativas.

Contrariando alguns estudos recentes, a análise de dados climáticos publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences indica que turbinas eólicas poderiam gerar centenas de terawatts de eletricidade, uma quantidade muito acima da demanda mundial.

Segundo o autor do estudo, Mark Jacobson, alcançar este potencial máximo exigiria a instalação em terra e offshore de 1,5 bilhão de enormes turbinas.

"Isto é muito mais do que se precisaria para atender às demandas atuais de energia globais", afirma o engenheiro da Universidade de Standford. "Mas ainda precisaríamos de muitos milhões a mais de turbinas do que as que existem atualmente", continua.