SindusCon-SP alerta para atraso nas contratações do Minha Casa, Minha Vida 2

August 17, 2012 | Categoria: Engineering

Aline Rocha

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) afirmou que a presidente Dilma Rousseff deve adotar ações urgentes para recuperar o atraso da segunda fase do Programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo a entidade, após 19 meses de implantação foram contratadas apenas 267,5 mil moradias. O objetivo do governo federal é de 1,2 milhões de unidades até 2014 para famílias com renda mensal de até R$ 1.600 (faixa 1).

O SindusCon-SP também alerta para o número de contratações de obras no estado de São Paulo: foram pouco mais de 30 mil obras durante estes 19 meses, enquanto a meta é de 182,1 mil unidades habitacionais.

De acordo com Sergio Watanabe, presidente da entidade, as construtoras especializadas no segmento de baixa renda não estão mais interessadas no programa. "Os valores máximos que o governo se dispõe a pagar pelas moradias tiveram seu último reajuste calculado com base em preços de materiais e mão de obra que já estavam defasados há dois anos", explica Watanabe.

Os problemas apresentados, segundo o SindusCon-SP, podem afetar também a execução de projetos habitacionais em parceria, como, por exemplo, a contratação de 83 mil moradias em um convênio entre a Caixa Econômica Federal e o Governo de São Paulo.