Itaipu alcança 50 milhões de MWh gerados no ano.

October 14, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A usina de Itaipu estava prestes a atingir a marca de 50 milhões de MWh gerados no ano de 2021 no último sábado, 9 de outubro. A central registra índice de produtividade média anual até o momento, em 1,0977 megawatt médio por metro cúbico por segundo (MWméd/m³/s), o melhor índice anual de todos os tempos. Em julho, a binacional tinha batido o recorde de produtividade mensal, com 1,1221 MWméd/m³/s.

A produtividade é um índice calculado pela relação entre a quantidade de energia gerada e a vazão turbinada. De acordo com a geradora, os índices são possíveis graças ao empenho das equipes binacionais da Área Técnica, fazendo que Itaipu atenda aos requisitos energéticos dos dois países da forma mais eficiente possível, ao gerar energia no melhor ponto de operação das unidades geradoras, no qual o consumo de água é menor. Para que isso aconteça, é necessário que as máquinas estejam disponíveis para geração, o que demanda um trabalho coordenado entre as áreas de Operação e de Manutenção da usina.

 Esse volume, estima,  seria suficiente para abastecer o planeta Terra por 19 horas, o Brasil por um mês e sete dias e o Paraguai por dois anos e 11 meses.