Aldeias indígenas do Rio Xingu serão abastecidas com energia solar.

May 14, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Norte Energia, concessionária da Hidrelétrica Belo Monte, inaugurou na última quarta feira, 12 de maio, uma unidade de geração de energia fotovoltaica flutuante. A unidade abastecerá seis aldeias indígenas da Volta Grande do Rio Xingu com energia solar, substituindo assim, os geradores de energia a diesel, contribuindo com a preservação do meio ambiente em toda a região do Médio Xingu.

A iniciativa da concessionária faz parte do projeto-piloto “Energia Verde no Xingu”. Na primeira fase do projeto, serão beneficiados mais de 400 indígenas. A usina fotovoltaica em teste possui 124 painéis flutuantes de 405 watts, cada, e conta com um sistema autônomo de geração de energia solar com uso de baterias, que garantem o suprimento de eletricidade por até 48 horas sem incidência de radiação solar.

De acordo com a Norte Energia, a unidade piloto do “Energia Verde no Xingu” passa por testes e está instalada no Sistema de Transposição de Embarcações (STE) da usina, na margem direita do rio, com container em solo e placas solares instaladas em flutuantes. A continuidade dos testes e a implementação do projeto em aldeias da região serão definidas após tratativas com os indígenas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).