UFMG e UFV instalam 2.300 módulos fotovoltaicos.

May 12, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Visando uma economia de quase R$ 500 mil por ano aos cofres públicos, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a de Viçosa (UFV) estão recebendo diversas usinas fotovoltaicas em seus campi até o final do primeiro semestre, em projetos que integram também uma força tarefa das instituições em prol do desenvolvimento acadêmico.

Instalada no telhado do Centro de Atividade Didática (CAD) do campus Pampulha, a usina da UFMG ocupará uma área total de 2.015 m2 com quase 700 módulos de captação de energia solar. A instalação terá 278 kWp de potência, sendo capaz de suprir o consumo total dos três prédios do CAD, além de injetar a geração excedente na rede para o abatimento do consumo em outros prédios da universidade.

Do ponto de vista dos alunos, o projeto contribui como fonte de pesquisa para os graduandos, pós-graduandos, mestrandos, doutorandos e até estagiários, servindo como vitrine para outras instituições que queiram caminhar na direção de uma operação mais flexível do que no mercado regulado pelas distribuidoras.

Telhado com 700 módulos fotovoltaicos em um dos prédios do CAD na UFMG (Ownergy Solar)

Na federal de Viçosa, a iniciativa faz parte do plano de eficiência energética da universidade, que prevê nos três campi, nas cidades de Florestal, Rio Paranaíba e em parte do campus principal, em Viçosa, 1.600 módulos de captação espalhados em uma área de quase 7.000 m2.

A potência total instalada nas unidades irá alcançar 660 kWp, o suficiente para abastecer, aproximadamente, 450 residências com consumo médio de R$ 170 mensais com energia elétrica, informa a empresa Ownergy Solar, responsável pela execução dos projetos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica liberou para início da operação em teste, a partir de 11 de maio, as unidades geradoras UG17, de 3,465 MW de capacidade instalada, da EOL Ventos de Vila Mato Grosso I. Localizada no município de Serra do Mel, no Estado do Rio Grande do Norte, de titularidade da EOL POTIGUAR B61 SPE S.A. As unidades geradoras UG1 e UG2, de 3,465 MW cada, totalizando 6,93 MW de capacidade instalada, da EOL Potiguar B 33. Localizada no município de Serra do Mel, no Estado do Rio Grande do Norte, de titularidade da EOL POTIGUAR B33 SPE S.A.

E por último, as UG5 a UG8, de 1,793 MW cada, totalizando 7,172 MW de capacidade instalada, da UFV São Gonçalo 18. Localizada no município de São Gonçalo do Gurguéia, no Estado do Piauí, de titularidade da empresa ENEL GREEN POWER SAO GONCALO 18 S.A. As autorizações foram divulgadas nesta terça-feira, 11 de maio, no Diário Oficial da União.