Engie procura start ups para inovação no setor

July 14, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊCIA CANALENERGIA

A Engie anunciou o lançamento de desafios para startups: o objetivo é buscar empresas inovadoras que possam ajudar a empresa no desenvolvimento de projetos voltados às áreas de inteligência de mercado e marketing e operação. De acordo com o diretor de Novos Negócios, Estratégia e Inovação da Engie Guilherme Ferrari, a empresa quer se conectar com startups que tenham soluções ou potencial de desenvolvimento de soluções que contribuam com o seu negócio, trazendo eficiência, introduzindo novas tecnologia ou melhorando os processos da empresa.

O lançamento da iniciativa será durante o Open Day promovido pelo LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia que tem por objetivo aproximar grandes empresas e startups. O evento será realizado nesta terça-feira, 14 de julho, em edição totalmente online por conta da pandemia da Covid-19. A Engie conta com uma sala no LinkLab, que funciona como um hub de conexões e oportunidades com foco em inovação.

Por meio da parceria com as startups, a Engie pretende buscar inovação em quatro elementos da companhia – três de Inteligência de mercado e marketing e outro de operação: realidade virtual/ ambiente virtual, processamento de linguagem natural para Customer Experience, reconhecimento automático de texto e interpretação semântica e Inteligência Artificial na Operação de Sistemas Elétricos de Potência. Para o projeto de realidade virtual/ambiente virtual, o objetivo é usar esse tipo de tecnologia para vistorias em subestações e medidores de energia de clientes da empresa, substituindo as visitas de um inspetor. Na área de processamento de linguagem natural para Customer Experience, a meta é identificar a satisfação dos clientes a partir de interações por textos.

Na iniciativa de reconhecimento automático de texto e interpretação semântica, a ideia é facilitar o reconhecimento de textos a partir de arquivos de imagem, e estruturar dados de documentos que não mantêm padrão de posicionamento de textos e tabelas. Já para o projeto de Inteligência Artificial na Operação de Sistemas Elétricos de Potência, a empresa busca soluções relacionadas à operação de sistemas elétricos de potência.

As inscrições para o Open Day promovido pelo LinkLab são gratuitas e estão abertas para startups de todo o Brasil por meio do site https://openday.linklabacate.com.br/. Após a inscrição, as informações das startups são enviadas às corporates, que, junto ao time LinkLab, pré-selecionam e enquadram as iniciativas de acordo com suas áreas de interesse. As startups selecionadas terão a oportunidade de apresentar seu negócio às empresas. Assim que ocorrer um match, é realizada uma reunião de alinhamento do escopo do projeto e, a partir daí, a startup passa a fazer parte da rede de inovação aberta da corporate, recebendo suporte e acompanhamento da LinkLab para garantir o flow do projeto.