Sete comercializadoras e 79 usinas de biomassa receberam selo de energia verde

June 18, 2020 | Categoria: Energy

Pedro Aurélio Teixeira, da Agência CanalEnergia

Até junho deste ano, as comercializadoras Safira, WX, Nova, Delta, Bolt, 2W e Ecom, além de 79 usinas de biomassa de cana já receberam o Certificado e Selo Energia Verde da União da Indústria de Cana-de-Açúcar. A iniciativa é feita em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia. De acordo com Zilmar de Souza, gerente de bioeletricidade da Unica, as usinas certificadas devem produzir um total de 19 mil GWh, sendo 64% exportados para o Sistema Interligado Nacional e o resto para o autoconsumo das plantas sucroenergéticas. Os dados foram dados por Souza nesta quinta-feira, 18 de junho, no webinar “Cenários no mercado de energia elétrica”, promovido pela Unica e Cogen.

Ainda de acordo com Souza, trata-se de uma energia estratégica e renovável a ser produzida por essas usinas para o país, equivalente a uma vez e meia o consumo total de energia elétrica do Uruguai ou a 24% da produção de energia do ano passado de Itaipu. Ainda, do lado do consumo, esses 19 mil GWh são equivalentes a 11% do consumo anual industrial de energia elétrica pelo Brasil, além de evitar a emissão estimada de 6,4 milhões de toneladas de CO2, marca que somente seria atingida com o cultivo de 45 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos.

O programa foi criado em 2015 e pode ser pedido a comercializadoras em qualquer estado que comprem energia renovável de unidades produtoras com certificado de bioeletricidade e que atendam aos critérios estabelecidos no programa as Diretrizes Gerais do Programa.