Focus Energia destina R$ 25 milhões para CGH em Minas Gerais

May 08, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A comercializadora Focus Energia anunciou investimentos de R$ 25 milhões para avançar com as obras de implementação da sua nova central geradora hidrelétrica, denominada Cachoeira do Espírito Santo (MG). A conclusão é prevista para janeiro de 2021, quando a usina deverá entrar em operação com 1,6 MW de potência instalada, ampliando ainda mais o leque de empreendimentos de geração renovável da empresa.

A CGH está sendo construída na Zona da Mata Mineira, no município de São Francisco do Glória, e será conectada à malha de distribuição da Cemig quando finalizada, com capacidade para abastecer até 6 mil clientes de baixa tensão, operando na modalidade de Geração Distribuída, o que permite que a energia seja compensada nas tarifas, oferecendo preços mais competitivos.

A companhia criou inclusive um segmento dentro do seu plano de expansão destinado a empreendimentos de GD, chamado Focus +, que já conta com cerca de 15 projetos de diversos portes em diferentes regiões do país. “Em breve estaremos atuando em diversas frentes, seja em GD, como no Mercado Livre e Regulado em outros estados do Brasil”, observa Alexandre de Oliveira, sócio diretor da Focus +.

A comercializadora iniciou seus investimentos em geração de energia renovável em 2017, com a operação de duas CGHs em Barbacena (MG), uma em Ilhéus (2,6 MW) e outra em Lavras (1,2 MW), passando a oferecer novas opções de aquisição de energia no ambiente de contratação livre e na Geração Distribuída.

Segundo Oliveira, a Focus pretende inaugurar uma nova CGH em Camanducaia (MG) neste ano, prevendo capacidade instalada de 2,6 MW para atender a cerca de 10 mil residências do município, aumentando o potencial e a qualidade de crescimento regional. Este representa o quarto ativo da empresa destinado a geração e o segundo voltado para GD.