Voith vê grande potencial no setor de PCHs no Brasil

May 16, 2019 | Categoria: Energy

WAGNER FREIRE, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

A Voith Hydro, fabricante alemã de equipamentos para usinas hidrelétricas, vê nas pequenas centrais hidrelétricas grande potencial de novos negócios no Brasil, disse o novo CEO da companhia, Andreas Wellmann, em sua primeira entrevista exclusiva à Agência CanalEnergia.

A divisão de Hydro foi responsável pela queda dos resultados operacionais do Grupo no ano fiscal de 2017/18 – encerrado em 30 de setembro de 2018. O lucro operacional consolidado das três principais Divisões do Grupo foi de € 267 milhões, um valor levemente inferior ao ano anterior, de € 304 milhões.

Wellmann disse que a instabilidade política do Brasil tornou o ano de 2018 desafiador para a Voith Hydro no país. A empresa passou por uma reestruturação interna, cuja principal mudança foi a escolha do executivo, que tem como principal desafio adequar a Voith Hydro ao novo patamar de mercado.

“Após as eleições presidenciais de 2018, o mercado anseia por uma retomada do crescimento da economia que impactará em um aumento na demanda de energia. Esse efeito gera maior atividade no setor de geração de energia, consequentemente trás novas possibilidades para o setor de hidrogeração devido a matriz energética brasileira ter uma grande predominância e potencial hídrico”, escreveu Wellmann, em entrevista concedida por e-mail.

Segundo o executivo, a Voith Hydro enxerga um maior potencial de negócios em modernização de grandes hidrelétricas no Brasil, uma vez que o país tem um enorme portfólio de usinas hidrelétricas e muitas delas, devido ao tempo de operação, podem ser modernizadas e repotencializadas. Por outro lado, os projetos greenfield em pequenas centrais hidrelétricas mostram um grande potencial e a Voith em toda a América Latina vem conquistando contratos.

Perguntado sobre qual era a avaliação da empresa das ações desempenhadas até agora pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o executivo disse que ainda é cedo para fazer alguma crítica e disse que a reestruturação do setor é algo que requer tempo e paciência. Entretanto, a Voith acredita que a proximidade entre o governo e os principais players do setor pode resultar em maiores investimentos em infraestrutura no país.

Para ele, o modelo de negócios adotado pelo setor elétrico brasileiro deverá passar por uma reestruturação nos próximos anos. “Alguns pontos chave como a precificação da hora-energia e o lastro energético precisam ser revistos para um equilíbrio entre a demanda e a geração, sem prejudicar ambos os lados.”

A estratégia de crescimento do Grupo Voith está voltada para o desenvolvimento de suas competências para a era industrial digital em todas as Divisões do Grupo e em todos os grupos de clientes. Áreas de especial relevância estratégica incluem, por exemplo, armazenamento de energia, sistemas elétricos de acionamento, aplicativos digitais de uso industrial, assim como as áreas de sensoriamento e de sistemas ópticos. O objetivo da Voith para o médio prazo é garantir um crescimento médio das vendas claramente superior ao crescimento da economia mundial.

A Voith Hydro em conjunto com a Voith Digital Ventures, Divisão do Grupo especializada em soluções IOT, estão trazendo para o mercado hidrelétrico novas soluções de Automação como o Software HyCon 400 e HyCon Power Duo, que integralizam a usina por meio de um sistema que permite realizar a supervisão e controle dos processos. A linha de produtos OnCare visa a manutenção preventiva da usina, como o OnCare Acoustic que é um sistema de monitoramento, análise e diagnóstico acústico dos equipamentos e o OnCumulus que armazena na nuvem todos os dados e relatórios extraídos da planta de forma online.