Novo módulo de baterias de armazenamento fotovoltaico chega a Fernando de Noronha

December 10, 2018 | Categoria: Energy

HENRIQUE FAERMAN, DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Chegou a Fernando de Noronha o segundo módulo de baterias que irá compor o sistema inteligente de armazenamento de energia na Ilha. A iniciativa da Neoenergia tem a finalidade ampliar a disponibilidade de energia renovável no arquipélago, que conta com duas usinas solares construídas pelo Grupo, Noronha I e II. A carga transportada pelo navio “Ilha de Fernando de Noronha”, que partiu do porto de Recife (PE), tem cerca de 10 toneladas, sendo composta por baterias e componentes eletrônicos.

A implementação do sistema na ilha deve potencializar a geração fotovoltaica já em operação na região. A primeira etapa do projeto já foi iniciada, com a conexão, em 8 de novembro, do primeiro módulo de baterias à rede elétrica que abastece os moradores e turistas da ilha. Os aportes superam R$ 20 milhões.

Estruturado a partir do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Neoenergia, e regulado pela Aneel, o sistema em implantação é composto por dois módulos com tecnologia de armazenamento em baterias em íons de lítio. Com 280 kW de potência, o segundo módulo se junta ao primeiro, já instalado e com igual capacidade, permitindo que os moradores da ilha possam utilizar uma energia de fonte renovável por mais horas no dia.

Durante os horários de geração solar, as duas UFVs em funcionamento na ilha estarão abastecendo os imóveis e a energia não consumida recarregando as baterias. Após o pôr do sol, o novo sistema poderá ser acionado, suprindo a ilha com a energia renovável.

O projeto, em desenvolvimento há um ano, deve complementar o Sistema de Redes Inteligentes (REI), já em funcionamento em Noronha. A partir do conceito de energy storage, a iniciativa é uma alternativa para suprir os períodos de intermitência – quando ocorre grande variação na geração, a exemplo do momento em que o sol se põe, para uma cadeia solar, ou a diminuição na intensidade dos ventos, em um exemplo de geração eólica. Dessa forma, o consumo de óleo deve ser reduzido significativamente, hoje em uso para geração de energia na Usina Tubarão, também em funcionamento na ilha.