Energisa aposta em sustentabilidade na construção de novos prédios

December 11, 2017 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Energisa está investindo para unir sustentabilidade e alto padrão de estrutura em suas mais recentes obras na cidade de Cataguases, em Minas Gerais. A empresa inaugurou um dos cinco maiores Centros de Serviços Compartilhados (CSC) do país e está construindo um prédio para ser a nova sede da companhia na região. No total, o aporte chega a R$ 61 milhões e a prioridade dos projetos é aplicar soluções ecológicas, levando em conta os aspectos econômico, ambiental, social, além de conforto e saúde.

O objetivo principal das obras é oferecer as melhores condições de trabalho aos colaboradores, respeitando o meio ambiente. Os empreendimentos oferecem cuidados como utilização adequada dos recursos naturais necessários e correta destinação dos resíduos, além de garantir a eficiência hídrica e energética dos novos prédios. Foram empregados aspectos construtivos e funcionais a fim de reduzir o consumo de água e energia como, por exemplo, o uso de equipamentos (torneiras e válvulas de descarga) com temporizador.

As obras incluem ainda iniciativas como coleta de água de chuva para uso na limpeza e jardinagem. A água de reuso empregada na lavagem de pátios externos e irrigação de jardinagem acarreta redução anual de 15% no consumo de água potável. Ainda em eficiência hídrica, obteve-se em todo o projeto uma redução de aproximadamente R$30.000/ano em relação ao consumo médio atual.

Para melhor aproveitamento da iluminação natural, nas fachadas dos prédios serão instalados vidros com películas, chapas metálicas perfuradas e brises. Serão utilizadas ainda lâmpadas de LED, que são mais eficientes e consomem menos energia. O consumo previsto de Kwh/ano também tem redução de 12% com a eficiência energética aplicada.

 

As obras também se preocuparam em oferecer um ambiente de trabalho confortável e de alto padrão para os trabalhadores. Uma das características, por exemplo, é o não uso de materiais e produtos que possam prejudicar a saúde dos usuários, tais como metais pesados e amianto.