Enel Green Power coloca em operação complexo solar Lapa

June 07, 2017 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

 

Foram aproximadamente 175 milhões de dólares investidos na construção do maior parque solar fotovoltaico em terras brasileiras. A Enel, através de sua subsidiária brasileira renovável Enel Green Power Brasil Participações, iniciou a operação do parque solar Lapa, localizado em Bom Jesus da Lapa, município do Estado da Bahia.

O empreendimento é composto por duas usinas – Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW), com capacidade instalada total de 158 MW. O local está em uma área com altos níveis de radiação solar e irá contribuir significativamente para atender às necessidades do Brasil por geração de energia nova. O parque é capaz de gerar cerca de 340 GWh por ano, o suficiente para atender às necessidades anuais de consumo de energia de mais de 166 mil lares brasileiros, evitando a emissão de cerca de 198 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

“A entrada em operação de Lapa é um marco importante para a Enel no Brasil, uma vez que é o primeiro projeto de energia solar fotovoltaica a se tornar operacional este ano, dentre os quatro projetos fotovoltaicos atualmente em construção pelo Grupo no país”, afirmou Carlo Zorzoli, Country Manager da Enel no Brasil. “Conseguimos concluir e entregar Lapa com mais de dois meses de antecedência ao prazo estabelecido pelas regras do leilão público de 2015 em que o projeto nos foi concedido, confirmando nosso compromisso de contribuir para o crescimento do setor de renováveis no Brasil e nossa liderança no mercado fotovoltaico do país. Além disso, este projeto vai entregar uma energia tão necessária ao Nordeste brasileiro, que atualmente enfrenta uma grave seca.”

O projeto apresenta um design economicamente eficiente, com novas soluções de rastreadores e unidades de conversão que agilizam a construção e comissionamento dos painéis solares das plantas, otimizando a produção. Além disso, uma nova estratégia de comissionamento foi implementada, baseada em forte sinergia com as empresas de construção em campo e num suporte remoto, permitindo a redução de 70% no tempo médio necessário para colocar a planta em operação.

 

No Estado baiano, a Enel Green Power já opera 264 MW de capacidade eólica e, atualmente, está construindo os parques solares Ituverava (254 MW) e Horizonte (103 MW), assim como os projetos eólicos Morro de Chapéu (172 MW), Delfina (180 MW), e Cristalândia (90 MW).