Cemig destina R$ 150 milhões para reforços e manutenção da rede em 2017

May 30, 2017 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Cemig prevê, para 2017, investimentos de R$ 151 milhões em obras de reforma, reforço e manutenção da rede elétrica, valor 12% superior ao aplicado pela empresa no ano passado. Somente entre janeiro e abril, 15 mil serviços foram executados em toda a área de concessão, que inclui 774 cidades mineiras. Entre os serviços mais comuns, estão a troca de postes e a instalação de fiações e equipamentos mais potentes e modernos.

Durante os meses de estiagem, as equipes da Cemig executam os serviços de maior porte. De acordo com o gerente do Centro Integrado da Operação da Distribuição, Carlos José Thiersch, é nesse período que as obras mais complexas são intensificadas e, portanto, é necessário desligar trechos maiores, os chamados desligamentos programados. Segundo ele, se aproveita essa época do ano porque o risco de cancelamento dos serviços programados tem menor probabilidade de ocorrer, já que as chuvas são escassas e, portanto, há menos ocorrências emergenciais. Ainda segundo ele, essas obras também reforçam o sistema elétrico para o período chuvoso, aumentando ainda mais a sua confiabilidade.

 

A Cemig procura realizar as intervenções no sistema sem prejudicar o fornecimento de energia para a população, mas, em alguns casos, por questão de segurança, o desligamento da rede elétrica é necessário. O tempo de duração de uma interrupção programada e seu horário variam. Já quanto à duração, Thiersch informou que depende do tipo de serviço a ser feito, mas uma troca de transformador, por exemplo, envolvendo substituição de poste e cabos, leva cerca de cinco a seis horas, pois o serviço é complexo e exige muito cuidado e atenção.