Protótipo de usina utilizando resíduos sólidos urbanos será implantado em MG

April 07, 2017 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, PeD e Tecnologia 

Um protótipo de uma usina de energia elétrica a partir do tratamento de resíduos sólidos urbanos será instalado este ano no município de Boa Esperança (MG), como parte de um projeto de inovação tecnológica desenvolvido por Furnas e pela Carbogás Energia. A geradora terá capacidade instalada de 1 MW e ficará localizada próximo ao reservatório da usina de Furnas, conectada à rede da Cemig. O empreendimento, cuja implantação exigirá investimento de R$ 32 milhões, integra o programa de pesquisa e desenvolvimento a cargo das concessionárias do setor e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Segundo Furnas, o empreendimento utilizará a gaseificação a leito fluidizado, processo com tecnologia desenvolvida nacionalmente e escolhido a partir de um trabalho de prospecção de alternativas nos mercados brasileiro e estrangeiro. A viabilidade do processo, incluindo taxas de emissões dentro dos padrões internacionais, foi verificada a partir de testes realizados em uma planta experimental da Carbogás na cidade de Mauá (SP). A iniciativa utilizou processo termoquímico para produzir gases combustíveis utilizados em caldeiras e turbinas a vapor. Daí gera-se energia elétrica sem emissões ao meio ambiente.

 

O gerente da área de Pesquisa, Serviços e Inovação Tecnológica de Furnas, Ricardo Marques, esclarece que, apesar de a usina ser dimensionada para atender cidades de 40 mil habitantes, nada impede que a iniciativa seja implantada em regiões mais populosas, na medida em que o projeto proporciona domínio da tecnologia e permite a utilização da usina de forma flexível. De acordo com o gerente, estimativas iniciais mostram que até 25% da energia elétrica para a faixa de consumidores da classe residencial no Brasil pode ser atendida pela produção oriunda de resíduos sólidos urbanos.