Engie Solar firma parceria com associação de supermercados de SC

December 19, 2016 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia , Consumidor 

 

A Engie Solar e a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) assinaram na última quarta-feira, 14 de dezembro, uma parceria inédita no Brasil para avaliar o potencial de geração solar dos telhados de supermercados. O projeto pretende incentivar os supermercados de Santa Catarina a gerarem sua própria energia elétrica. Além do estudo, a parceria prevê a oferta de soluções de crédito aos supermercadistas que optarem pela implantação dos painéis fotovoltaicos.

Segundo Rodrigo Kimura, diretor de Operações da Engie Solar, um dos objetivos da parceria com a ACATS é a viabilização da aquisição e instalação dos painéis de forma coletiva. “A compra em maior escala possibilita uma redução significativa no custo dos projetos, tornando a solução solar fotovoltaica bastante atrativa”, explica. “Os sistemas de geração solar fotovoltaica têm vida útil superior a 25 anos e, dependendo das condições locais de instalação, é possível chegar a uma redução de até 95% nas despesas com energia. Por isso, a tendência é que o número de supermercados a adotar esta solução aumente exponencialmente nos próximos anos. Desta forma, a ACATS está saindo na frente com esta iniciativa e com certeza servirá de exemplo para todo o País”, completa Kimura.

De acordo com o diretor executivo da ACATS, Antônio Carlos Poletini, a alta de energia elétrica dos últimos anos impactou os custos das empresas supermercadistas, que têm esta despesa como uma das mais expressivas. "As lojas operam com sistemas de refrigeração, câmaras frias, fornos e ar condicionado, tudo movido à energia elétrica", observa.

A parceria de inovação reforça o Programa de Eficiência Energética instituído pela ACATS e que já está em andamento com iniciativas em todas as regiões do Estado, oferecendo novas alternativas às empresas associadas e promovendo o uso eficiente e racional de energia elétrica nas lojas dos supermercados. “Esta parceria com a Engie deve impulsionar a utilização desta nova fonte de energia por parte das empresas”, afirma o presidente executivo da Associação, Paulo Cesar Lopes.