Biomassa atinge 11.250 MW de potência instalada em novembro

November 21, 2013 | Categoria: Energy

Jornal da Energia

A energia gerada a partir da biomassa atingiu no mês de novembro 11.250 MW em potência instalada, por meio de 474 usinas em operação. Para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) um marco, já que supera a capacidade a ser estabelecida pela hidrelétrica de Belo Monte até 2019, com 11.233 MW, a terceira maior do mundo.

Para o gerente em bioeletricidade da Unica, Zilmar Souza, isto mostra o potencial que tem a fonte em geral, e particularmente o bagaço e a palha da cana-de-açúcar. “O novo patamar atingido é motivo de orgulho, mas não podemos comemorar como deveríamos, pois ainda temos dúvidas sobre as perspectivas de longo prazo e o avanço dessa fonte na matriz elétrica. A bio...

Continuar Lendo

Reservatórios da região Norte operam com 33,8% da capacidade de armazenamento

November 21, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário

Os reservatórios da região Norte operam com 33,8% da capacidade de armazenamento, segundo dados referentes a última quarta-feira, 20 de novembro, do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Com 33,8% MWmês de energia armazenada, os reservatórios do submercado operam com baixa de 0,2% em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí opera com 22,14% do  volume armazenado.

Submercado Norte - Os reservatórios da região se encontram com 33,8% do seu volume armazenado, com baixa de 0,2% em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí está com 22,14% da sua capacidade de armazenamento.

Submercado Nordeste - Reservatórios operam com 22,6% de capacidade, com baixa de 0,2% em r...

Continuar Lendo

Furnas abre chamada pública para parceria no leilão A-5

November 21, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Negócios e Empresas

Furnas está com chamada pública aberta para constituição de parceria com empresa(s) investidora(s) e empreendedora(s) para, em Consórcio ou em Sociedade de Propósito Específico, participarem no Leilão A-5, para as fontes eólica, solar, PCH, térmicas a biomassa, carvão e gás natural, em caso de êxito no certame.

A escolha dos parceiros, dentre os que cumprirem os requisitos de qualificação técnica e financeira necessários, deverá recair sobre aqueles que melhores condições de retorno oferecerem ao empreendimento, condições estas possíveis de serem aferidas com critérios objetivos.

Os interessados deverão...

Continuar Lendo

Governo de São Paulo inicia obra considerada o primeiro passo para o hidroanel

November 21, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou na última terça-feira (19) o início da construção da eclusa da Barragem da Penha, em São Paulo, que vai tornar 14 quilômetros do Rio Tietê navegáveis, aumentando o transporte hidroviário de cargas urbanas. Executada pelo consórcio Cetenco/Brasília Guaiba, a obra é considerada o primeiro passo para o hidroanel do estado.

A eclusa também permitirá a diminuição dos valores dos fretes em relação aos rodoviários. Posteriormente, abrirá o caminho para o desassoreamento do reservatório da Penha, reabilitando a área como controladora de enchentes, o que corresponde a 65 piscinões do Pacaembu....

Continuar Lendo

Evento discute questões tecnológicas e de operação de plantas eólicas brasileiras

November 19, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Durante os dias 21 e 22 de novembro acontece, em São Paulo, o Windpower Tech Brazil, um fórum prático com o objetivo de ajudar os agentes do setor eólico a melhorar sua performance e atingir excelência em seu projetos. O fórum aprofunda-se nas grandes questões tecnológicas, de engenharia e operação de fazendas eólicas dentro da realidade brasileira. Através de apresentações e estudos de caso técnicos selecionados de experts e pioneiros, inclusive palestrantes internacionais inéditos no Brasil, os participantes do evento poderão adquirir conhecimento prático, insights e saber das tendências do setor.

Entre os dias 27 e 29 de novembro acontece, em Porto Alegr...

Continuar Lendo

Gargalos atrasam obras em até 17 meses

November 19, 2013 | Categoria: Engineering

Os gargalos nas etapas da construção de um imóvel atrasam em 17 meses uma obra habitacional e têm impacto de até um quarto no preço final ao consumidor.

Os efeitos do excesso de burocracia foram diagnosticados pela consultoria Booz & Company em estudo elaborado para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, a partir de pesquisa com empreendedores de diferentes portes e regiões.

Cada empresa apontou os principais entraves em oito etapas da produção (da compra do terreno ao repasse do imóvel); foram analisados 16 gargalos mais significativos.

A partir de notas dadas a cada problema, o estudo conseguiu mensurar que o tempo médio gasto para fazer um empreendimento com recursos da poupança e FGTS é de 5...

Continuar Lendo

Otimismo do comprador de imóvel volta a crescer em outubro

November 19, 2013 | Categoria: Engineering

O Índice de Confiança do Comprador de Imóvel aumentou 11,8% em outubro, na comparação com o mesmo período de 2012, segundo indicou a Lopes, consultoria imobiliária. Ao analisar a intenção atual de compra de imóvel, o cenário mostrou-se positivo para 71% dos entrevistados. Para os próximos 6 meses, 98% dos pesquisados afirmaram que a intenção de compra deve ser maior ou igual a registrada.

“A evolução dos índices em outubro pode ser explicada pela percepção de diminuição da instabilidade econômica, pela manutenção da intenção de compra de imóveis nos próximos 6 meses e também pela segurança da população em relaç&a...

Continuar Lendo

Inaugurada segunda etapa de projeto que substitui estacionamento por zona de lazer em São Paulo

November 18, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

Como parte da programação da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, o Instituto Mobilidade Verde, em parceria com o grupo Design Ok, inaugurou na última semana a segunda etapa do projeto Zona Verde em São Paulo. Inspirados nos "parklets" criados em São Francisco, nos Estados Unidos, o projeto converte espaços de estacionamento de automóvel na via pública em áreas recreativas temporárias.

O espaço inaugurado na semana passada fica na Rua Padre João Manuel, esquina da Avenida Paulista, e permanecerá aberto pelo período de um mês. Segundo o instituto, o objetivo do projeto é estimular os debates para criação de políticas públicas que favoreçam a implanta&ccedi...

Continuar Lendo