Para empresários, falta baixar preço de energia

August 17, 2012 | Categoria: Energy

Iuri Dantas, TÂânia Monteiro/BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

A provável queda nos custos de logística do País associada ao pacote de concessões anunciado ontem pela presidente Dilma Rousseff foi elogiada por empresários. Eles saudaram a postura do governo de fazer parcerias com o setor privado para impulsionar os investimentos, mas cobraram uma definição sobre o setor de energia, cujos preços estão entre os mais altos do mundo.

Segundo Eike Batista, do Grupo EBX, a sociedade vai se beneficiar das concessões porque os empresários vão investir em um patrimônio que é do País e voltará para o governo, após 25 anos. Segundo ele, seus projetos como o Porto de Açu e o Porto do Sudeste serão benefici...

Continuar Lendo

Itaipu está 'blindada' contra política, garante diretor paraguaio da usina

August 17, 2012 | Categoria: Energy

Roberto Simon, O Estado de S. Paulo - O Estado de S.Paulo

Enquanto o presidente do Paraguai, Federico Franco, reafirmava ontem que deixará de "ceder" energia ao Brasil e à Argentina, o diretor-geral paraguaio de Itaipu, Franklin Boccia, garantiu que a usina binacional "está blindada contra questões políticas" e "nada afetará as relações com o lado brasileiro".

Em entrevista ao Estado, Boccia disse que o presidente está sendo "mal interpretado". O que o novo governo de Assunção quer é ampliar o consumo interno de energia limpa produzida por Itaipu e reduzir o uso de combustíveis fósseis, segundo Boccia, engenheiro indicado há pouco mais de um mês por Franco para chefiar o lado paraguaio da usina no Rio Paraná.

O pres...

Continuar Lendo

MPX diversifica matriz e entra em geração eólica

August 17, 2012 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito e Marta Nogueira | Do Rio

Conforme Karrer, da MPX, a empresa aumentará a eficiência, se ganhar o leilão

A MPX - empresa de energia do grupo EBX, de Eike Batista - vai participar dos dois leilões de energia nova este ano, marcados para outubro, com 521,9 megawatts (MW) de potência. Deste total, 363,2 MW serão de energia termelétrica a gás natural e 158,7 MW de geração a partir de parques eólicos. Os leilões A-3 e A-5 preveem o início de entrega de energia em 2015 e 2017, respectivamente. Os contratos terão duração de 20 anos.

A energia eólica prevista para o leilão será proveniente dos complexos de Jandaíra, Pedra Preta I e Pedra Preta II, no Rio Grande do Norte, adquiridos no i...

Continuar Lendo

Emprego na construção cresce 6,09% no primeiro semestre

August 10, 2012 | Categoria: Engineering

SÃO PAULO - O total de pessoas empregadas na construção civil cresceu 6,09% no primeiro semestre no País, período em que foram criadas 193,4 mil vagas com carteira assinada no setor. Os dados fazem parte da pesquisa de emprego do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgada nesta segunda-feira, 6.

Com as novas contratações, a construção brasileira empregava até o final de junho 3,367 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Destes, 1,697 milhão estavam no Sudeste; 715 mil no Nordeste; 474 mil no Sul; 273 mil no Centro-Oeste e 206 mil no Norte.

Nos últimos 12 meses encerrados em junho, ocorreram...

Continuar Lendo

Horto terá miniusina de energia elétrica

February 20, 2011 | Categoria: Energy

Sob risco de novos blecautes, a Grande São Paulo está prestes a ganhar duas miniusinas hidrelétricas que podem amenizar um pouco os transtornos da falta de energia. Uma delas fica próxima do Horto Florestal, na zona norte da capital, dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guaraú da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp). A outra será no vertedouro da Cascata, no Rio Juqueri Mirim, região de Mairiporã, na ETA de Atibainha.

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), da Secretaria Estadual de Energia, já concedeu o direito de uso dos recursos hídricos dessas duas estações de tratamento de água para geração de energia elétrica pela iniciativa privada. Para as obras terem início, falta a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) liberar a licença de instalação.

"Aguardamos a...

Continuar Lendo

Brasil quebrou três recordes em energia em 2010, diz Tolmasquim

December 21, 2010 | Categoria: Energy

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim avaliou 2010 como um ano histórico para o setor energético brasileiro.

Segundo ele, foram quebrados três recordes no período e, em especial, no último leilão de geração, realizado nesta sexta-feira, em São Paulo.

Este foi o ano em que mais se contratou energia renovável no Brasil, e arrisco dizer no mundo, comentou em entrevista coletiva após o término do leilão. Pelos seus cálculos, foram 17.050 megawatt de potência instalada, incluindo os projetos das usinas de Belo Monte, Ferreira Gomes, Garibaldi e de fontes alternativas.

O preço da usina de Teles Pires no leilão de sexta-feira, de acordo com Tolmasquim, foi o mais barato já pago por uma hidrelétrica no Brasil. Estamos conseguindo contratar uma hidráulica por um preço que nunc...

Continuar Lendo

Amazônia altera mapa da geração no país

December 20, 2010 | Categoria: Energy

O uso dos rios da Amazônia para a produção de energia elétrica, mesmo sob fortes protestos de ambientalistas, deixou de ser apenas uma discussão sobre o que parecia ser um futuro distante para ir tomando forma durante o governo Lula. Com base nas licitações realizadas até agora, é possível afirmar que a região será responsável pela geração de quase um terço de toda a energia hidrelétrica do país. A floresta será inundada por cerca de R$ 60 bilhões, necessários para a construção de sete usinas que juntas alteram não só o mapa da produção como o dos negócios de geração.

A reportagem é de Josette Goulart e publicada pelo jornal Valor, 20-12-2010.

Quando entrarem em operação, as megausinas licitadas na região - Madeira, Belo Monte e Teles Pires que juntas somam 19.500 MW - vão alterar o ranking dos grande...

Continuar Lendo

Para se tornar potência verde, Brasil precisa fazer mudanças na matriz energética

December 06, 2010 | Categoria: Energy

Na atual disputa por uma economia de baixo carbono, o Brasil poderia estar no topo do pódio e permanecer nele por muito tempo devido ao seu vasto potencial de energias renováveis.

Mas, segundo especialistas, o país vem desperdiçando oportunidades de explorar fontes de energia limpa - o grande motor para o desenvolvimento em tempos de mudanças climáticas.

“Ninguém tem dúvidas de que as energias renováveis vão dominar no futuro. É um processo muito demorado, mas irreversível”, afirma o economista e engenheiro Edmilson Moutinho dos Santos, professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP.

“Mas o Brasil, mesmo com todo seu potencial, pode ficar para trás se não investir mais nessa área de energia verde”, alerta o coordenador do Greenpeace, Ricardo Baitelo

China, Estados Unidos e alguns pa...

Continuar Lendo