Subsídio à energia vira 'vício' em países emergentes

March 24, 2014 | Categoria: Energy

Por Brendan Greeley | Bloomberg Businessweek

Mais uma vez, a Ucrânia está recorrendo à Europa e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para obter ajuda, dessa vez, um socorro de US$ 15 bilhões. Durante anos, as negociações com o FMI tinham empacado devido a uma única questão: a Ucrânia gasta 7% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em subsídios aos consumidores de gás natural. O FMI quer essa ajuda reduzida em um terço, antes de aprovar um empréstimo.

Violetta Viktorova, uma médica em Kiev, diz que se o FMI conseguir o que deseja, as contas de eletricidade que ela e o marido pagam vão subir. "Não sobra nada dos nossos salários no fim do mês. O aumento no preço iria tornar nossa vida mais difícil"...

Continuar Lendo

Brasil quer evitar menção negativa a biocombustíveis no IPCC

March 24, 2014 | Categoria: Energy

O governo brasileiro quer evitar menções negativas à produção de biocombustíveis na segunda parte do relatório do IPCC, cujo Sumário para Formuladores de Políticas” será discutido ao longo desta semana por cientistas e políticos em Yokohama, Japão.

No texto do rascunho do sumário que vazou na Internet há algus meses, os cientistas comentam, com alto grau de confiança, que “o aumento do cultivo de culturas de bioenergia pode representar riscos para os ecossistemas e a biodiversidade, embora as contribuições da energia de biomassa para a mitigação possam reduzir os riscos relacionados com o clima”.

O alerta é feito em um tópico que discute ferramentas que podem tanto funcionar pa...

Continuar Lendo

Construtoras aguardam as novas regras da prefeitura

March 24, 2014 | Categoria: Engineering

Por Renata Batista | Do Rio

O mercado imobiliário espera medidas por parte da prefeitura que orientem as novas estratégias para o segmento residencial. Há expectativa de regras mais favoráveis para a Zona Norte e Centro, principalmente no entorno dos novos modais de transporte que devem ficar prontos antes dos Jogos Olímpicos de 2016. Estão nesta lista Irajá, Méier, Tijuca, Ilha do Governador, Penha e Campinho.

Na região portuária, o prefeito também respondeu as críticas à proposta de transferir a Vila de Mídia do Porto para Curicica acenando com mudanças na legislação para imóveis residenciais no Porto que consolidariam o local. Entre essas mudanças estaria a possibilidade de imóveis sem garagem....

Continuar Lendo

Hidrelétricas e PCHs responderam por 80,9% da geração de energia em janeiro

March 21, 2014 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Operação e Manutenção 

Mesmo com os reservatórios em níveis baixos, as hidrelétricas e PCHs foram responsáveis por 80,9% da geração de energia no mês de janeiro, que alcançou 64.675 MW médios. As térmicas contribuíram com 17,8% e as eólicas com 1,3%, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

A energia gerada pelos parques eólicos totalizou 843 MW médios em janeiro, o que aponta crescimento de 32,1% em relação aos 638 MW médios registrados no mesmo período de 2013. Na comparação com o mês anterior, houve queda de 0,94% na produção da fonte.

No caso das térmic...

Continuar Lendo

Construtora considerada a maior do mundo chega à Argentina

March 21, 2014 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

Considerada a maior construtora do mundo, a China State Construction Engineering Corporation (CSCEC) fará sua primeira obra na Argentina. A notícia foi anunciada por Sergio Urribarri, governador da província de Entre Ríos, localizada no norte de Buenos Aires. A empresa executará as obras dos aquedutos Paraná-Estacas e Mandisoví Chico. Ao todo, as intervenções estão orçadas em 200 milhões de dólares.

O governador confirmou também que ainda em março os técnicos da companhia vão realizar os primeiros estudos para a viabilidade da obra pública. Após o anúncio, empolgados, os funcionários da firma estatal chinesa manifestaram que pretendem que esta obra seja o in&iac...

Continuar Lendo

Europa economizaria 2 bilhões por ano com renováveis

March 21, 2014 | Categoria: Energy

A Europa precisa estabelecer metas de energias renováveis ambiciosas para 2030 ou os custos do sistema de eletricidade irão aumentar em cerca de 2 bilhões de euros por ano. Essa é uma das principais conclusões do novo relatório publicado nesta quinta-feira (20/03) pelo Greenpeace, que visa alertar os líderes europeus que se reúnem em Bruxelas para discutir o novo rumo da energia no continente.

Muitos países da União Europeia querem decidir o rumo de seus setores elétricos nacionais sem considerar os planos de seus vizinhos. No entanto, o powE[R] 2030, novo relatório da Energynautics comprova que mesmo que poucos países adotem caminhos diferentes, isso já bastaria para gerar graves confrontos técnicos e econômicos entre o carvão, as...

Continuar Lendo

A-3 recebe inscrição de 3,2GW de térmicas

March 21, 2014 | Categoria: Energy

Do Portal Jornal da Energia

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a fase de cadastramento de projetos interessados em participar do próximo leilão de energia nova A-3, marcado para 6 de junho. Segundo o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, a grande surpresa ficou por conta da oferta de térmicas a gás natural, que totalizam uma capacidade instalada de quase 2.989MW. Também foram cadastradas 270MW de térmicas a biomassa.

No total, foram inscritos 16.258MW em projetos, sendo 12.286MW de usinas eólicas. Apenas um projeto hidrelétrico de maior porte foi inscrito no leilão, referente à expansão da usina de Santo Antônio, no rio Madeira (Rondônia), enquanto 17 empreendimentos de PCHs querem participar da disputa.

Na avalia&...

Continuar Lendo

Brasileiros pagam 12% a mais pela casa própria por causa da burocracia excessiva, segundo estudo

March 21, 2014 | Categoria: Engineering

O excesso de burocracia para comprar a casa própria custa R$ 18 bilhões por ano à sociedade brasileira. A conta é paga pelo comprador: 12% do valor do imóvel estão relacionados a gastos com documentação em excesso e atrasos no processo de construção e de entrega. É o que constata o estudo O Custo da Burocracia no Imóvel, entregue ao Governo Federal e apresentado em evento realizado dia19, em Brasília (DF).

O estudo foi realizado pela consultoria internacional Booz & Company, a pedido da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e MBC (Movimento Brasil Competitivo). O documento envolve todas as categorias de imóveis: do progr...

Continuar Lendo