Preços de energia devem ter "algum reajuste a maior", admite Mantega

April 03, 2014 | Categoria: Energy

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que é uma "questão de honra" para o governo manter a inflação baixa e informou que haverá reajuste na tarifa de energia elétrica por causa do aumento do custo de geração pelo uso das térmicas. Em entrevista ao programa "Bom Dia Ministro", da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro estimou crescimento econômico entre 2% e 2,5% em 2014 e assegurou que o governo "não teme qualquer investigação contra a Petrobras".

Mantega falou, tam...

Continuar Lendo

SindusCon-SP pede a Dilma Rousseff regularização de pagamentos do MCMV

April 03, 2014 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

O Sindicato da Construção de São Paulo (SindusCon-SP), por meio do seu presidente Sergio Watanabe, enviou uma carta na última segunda-feira (31) para a presidente Dilma Rousseff buscando, entre outros assuntos, a regularização dos pagamentos em atraso das obras do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Para ele, "o inesperado atraso dos pagamentos às construtoras, ocorrido pela primeira vez desde o lançamento do programa, tem provocado vultosos prejuízos aos parceiros da construção civil deste programa. Em função das estreitas margens e do pequeno porte da grande maioria das construtoras que operam no MCMV, tais atrasos estão colocando em risco a solidez financeira de nossas empresas", alerta.

Watanab...

Continuar Lendo

São Paulo beneficia setor de energia

March 31, 2014 | Categoria: Energy

Por Bárbara Mengardo | De Brasília

Duas normas publicadas na edição de sexta-feira do Diário Oficial do Estado de São Paulo concedem benefícios de ICMS a empresas que geram energia elétrica ou térmica a partir de fontes alternativas, como bagaço de cana ou luz solar.

Os decretos, de números 60.297 e 60.298, possibilitam a suspensão do imposto estadual na importação de bens destinados ao ativo imobilizado, desde que não existam similares nacionais. O ICMS só deverá ser recolhido caso os equipamentos adquiridos sejam revendidos em até quatro anos da data da compra.

As empresas beneficiadas poderão ainda utilizar integralmente o crédito de ICMS resultante da aquisição de bem par...

Continuar Lendo

Atividade da construção tem nova queda em fevereiro, aponta CNI

March 31, 2014 | Categoria: Engineering

A Sondagem da Indústria da Construção divulgada na última sexta-feira (28) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que a atividade no setor teve nova queda em fevereiro. O setor atingiu 46,3 pontos no segundo mês do ano. Mesmo com a melhora na comparação com janeiro – quando o índice apresentou 45,8 pontos – os números não refletem no início de 2014 as expectativas das entidades do setor.

Vale lembrar que o índice varia de zero a 100 e valores abaixo de 50 indicam desaquecimento.

Segundo o índice, a Utilização da Capacidade de Operação, variável que mede o percentual utilizado no mês do volume de recursos, mão de obra e maquinário, se situou em 69% em...

Continuar Lendo

Portabilidade também no crédito imobiliário

March 31, 2014 | Categoria: Engineering

A portabilidade dos créditos bancários, o instrumento que possibilita ao devedor transferir seu financiamento de um banco para outro que ofereça menores taxas de juros e de administração, já vem tendo efeito dinâmico no mercado. Segundo dados do Banco Central (BC), só em fevereiro deste ano passaram de um banco para outro mais de 45 mil operações, no valor de R$ 701,3 milhões.

Faltava, porém, estender esse dispositivo, que estimula a concorrência entre as instituições financeiras e pode contribuir para baixar o custo do dinheiro, aos empréstimos para a compra de casa própria com complementação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa omissão foi corrigida por decisão do ...

Continuar Lendo

Aneel libera geração de 435,4MW eólicos

March 31, 2014 | Categoria: Energy

Por Natália Bezutti

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou a operação de comercial de parques eólicos no Ceará e Rio Grande do Norte, totalizando 406,6MW de capacidade instalada. As plantas, concluídas desde 2012, não entregavam a energia produzida à rede por atraso na implantação das instalações de transmissão necessárias à conexão, por problemas na emissão de atos de outorga, de financiamento, e de assinatura de Contratos de Energia de Reserva (CER).

Os parques da Desa, Morro dos Ventos I, III, IV, VI, IX, somam 145,2MW de capacidade instalada, e estão instalados no município de João Câmara (RN). Os empreendimentos foram incorporados ao portfólio da CPFL Reno...

Continuar Lendo

Emprego na construção cresce 0,88% em fevereiro, diz SindusCon-SP

March 24, 2014 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

De acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (24) pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com a abertura de mais 30,8 mil vagas, o nível de emprego na construção civil brasileira cresceu 0,88% em fevereiro ante o mês anterior.

No período, segundo o levantamento, o número de trabalhadores do setor passou de 3,491 milhões para 3,521 milhões.

Quando comparado ao segundo mês de 2013, a alta do índice é ainda maior, 2,04%. Na ocasião, o setor empregava 3,451 milhões. No acumulado do bimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, o indicador apre...

Continuar Lendo

Dilma publica Medida Provisória para permitir realização do leilão A-0

March 24, 2014 | Categoria: Energy

Carolina Medeiros e Pedro Aurélio Teixeira, da Agência CanalEnergia, Regulação e Política 

A presidenta da República Dilma Rousseff publicou nesta segunda-feira, 24 de março, a Medida Provisória nº 641, que altera a lei 10.848/2004 para permitir a contratação de energia de empreendimentos existentes no mesmo ano do certame. Pela lei, o prazo de suprimento deveria se iniciar no ano subsequente, o que inviabilizaria a realização do leilão A-0 marcado para abril, com início de suprimento em maio. A MP permite que a energia de empreendimentos existentes seja entregue no mesmo ano ou no ano subsequente ao da licitação, com prazo de suprimento de no mínimo um ano e no máximo quinze anos.

O Ministério de Mi...

Continuar Lendo