Obras de aeroportos são importantes vetores de desenvolvimento

August 23, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de imprensa – Revista Grandes Construções.

Em um mundo cada vez mais globalizado, uma infraestrutura como um aeroporto ganha especial importância como um importante vetor de desenvolvimento econômico e urbano.

Cidades aeroportuárias crescem em sinergia com as atividades e serviços ligados direta e indiretamente à aviação, atraindo mão de obra e público consumidor qualificados, além de inúmeras empresas, que geram divisas e empregos para a região.

Igualmente proporcional à sua importância é a complexidade desse tipo de obra, especialmente por causa da questão da segurança, que permeia todas as etapas da construção de um aeroporto.

Atualmente respondendo pelo comando ...

Continuar Lendo

Padrões internacionais de contratos de construção enfrentam resistência no Brasil.

August 22, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções.

Promovido na semana passada, evento do Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC) debateu os formatos internacionais de contratos de construção, destacando benefícios e desafios para serem utilizados no Brasil.

Com o tema “Standards Internacionais de Contratos de Construção – Um olhar geral, desafios e perspectivas”, o evento abordou alguns padrões praticados no exterior, como o Rainbow Suite, da Federação Internacional de Engenheiros Consultores (FIDIC), que traz direcionamentos específicos para os diferentes tipos de projetos, e o NEC (New Engineering Contract).

“Modelos colaborativos surgem para tentar sair de uma relação adversaria...

Continuar Lendo

Atividade e emprego crescem na construção civil em julho

August 18, 2022 | Categoria: Engineering

CNI – Revista Grandes Construções

 De acordo com a Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), os indicadores avançaram nos ritmos mais elevados desde 2010.

Foram entrevistadas 402 empresas, sendo 151 pequenas, 169 médias e 82 grandes, entre 1º e 9 e agosto.

O índice do nível de atividade registrou 52,5 pontos em julho. Por estar acima da linha divisória dos 50 pontos, o índice indica expansão da atividade em relação a junho.

O índice de evolução do número de empregados foi de 51,9 pontos, também acima da linha divisória de 50 pontos, indicando alta do emprego da construção em julho.

Na compara...

Continuar Lendo

Mudanças climáticas no mundo desafiam construção civil a adequar as edificações

August 10, 2022 | Categoria: Engineering

O clima no mundo parece estar fora de controle. A recente onda de calor na Europa fechou escolas e universidades, linhas ferroviárias, aeroportos, trouxe muitas mortes. Nos Estados Unidos foram os incêndios, na China o telhado de um museu derreteu. Em outros continentes são inundações, ventos e neve. Além do aquecimento global, que tem deixado as temperaturas extremas, existe também a  composição desses materiais, uma infraestrutura ultrapassada para os dias atuais.

A professora Liedi Bernucci da Escola Politécnica da USP,  especialista em infraestrutura de transportes, diz que a ciência e a tecnologia estão aí para ajudar o homem a resolver a questão, por isso é importante a pesquisa sobre novos materiais. Um país de clima predo...

Continuar Lendo

Índice Nacional da Construção Civil variou 1,48% em julho, diz IBGE

August 09, 2022 | Categoria: Engineering

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) foi de 1,48% em julho, caindo 0,17 ponto percentual em relação à taxa do mês anterior (1,65%), e iniciando o segundo semestre com o terceiro maior índice do ano.

Esse índice tem como objetivo medir a variação de preços no setor da construção civil. O foco desse indicador fica com a construção habitacional.

O acumulado nos últimos 12 meses foi de 14,07%, resultado abaixo dos 14,53% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. De janeiro a julho, o acumulado fechou em 9,11%. Já em julho de 2021, o índice foi de 1,89%.

Veja o acumulado entre janeiro e julho de 2022:

  • Materiais: 8,56%
  • Mão de obra: 9,92%

Os a...

Continuar Lendo

Construção civil vive retomada e projeta mercado promissor em 2023

August 08, 2022 | Categoria: Engineering

O setor de construção civil projeta para 2023 um reaquecimento do mercado após o período mais duro da pandemia de Covid-19, com destaque para obras públicas.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta que o crescimento de 13,5% ainda este ano, estimativa maior que a do Produto Interno Bruto (PIB), que a soma das riquezas produzidas pelo país.

A explicação para o otimismo é que os negócios firmados há dois anos começaram a sair do papel. Neste cenário está a retomada de grandes empreendimentos, obras e reformas particulares. Além disso, existe o impulsionamento causado pelo Casa Verde e Amarela, atual programa habitacional do governo federal para financiamento de casas populares. Os ín...

Continuar Lendo

Indústria de materiais de construção tem mês "regular", diz a Abramat

August 01, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções

A Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou na sexta-feira (29) a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção.

A pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor indica que as empresas associadas consideram o sétimo mês do ano como “razoável”.

Para 70% dos associados, o mês deve apresentar resultado regular, enquanto 20% apontam o período como bom.

Já para agosto, a expectativa é que o otimismo aumente, com 40% das empresas associadas estimando resultado bom e 50% regular.

A pesquisa, que está disponível no  Continuar Lendo

Setor de construção civil investe em energia renovável

July 27, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções.

A energia solar se tornou a terceira fonte energética do Brasil, conforme estudo da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). De acordo com a Absolar, desde 2012, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 86,2 bilhões em novos investimentos e reduziu em 23,6 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

O setor de construção civil também tem direcionado atenção à energia renovável. A Pormade, maior indústria de portas do Brasil, desde o início do ano 2000 não usa mais nenhum tipo de madeira que não seja de florestas renováveis. Toda a matéria-prima utilizada é proveniente de chapas mecanicamente processadas.

Para i...

Continuar Lendo