Custo da construção paulista varia 0,06% em dezembro

January 08, 2014 | Categoria: Engineering

O CUB (Custo Unitário Básico) da construção civil do Estado de São Paulo, calculado sobre as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos, registrou oscilação de 0,06% em dezembro em relação a novembro. Calculado pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.
No acumulado do ano, a alta foi de 7,30%. Em dezembro, os custos com mão de obra subiram 0,09% em relação ao mês anterior, os salários dos engenheiros permaneceram estáveis...

Continuar Lendo

Custo da construção civil aumenta 7,3% em 2013, mostra Sinduscon-SP

January 07, 2014 | Categoria: Engineering

Por Daniela Meibak | Valor

SÃO PAULO  -  O custo unitário básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo teve leve alta de 0,06% em dezembro, quando comparado com o mês imediatamente anterior. Em 2013 completo, a alta foi de 7,30%. Calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civi l do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras. Em dezembro, os custos com mão de obra subiram 0,09% em relação ao mês anterior, os salários dos engenheiros permaneceram estáveis, enquanto os custos das c...

Continuar Lendo

Preço do metro quadrado sobe 13,7% em 2013, diz índice FipeZap

January 06, 2014 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

Elaborado em parceria pela Fipe e pelo portal ZAP Imóveis, o índice FipeZap de dezembro apresentou uma alta de 1% no preço do metro quadrado brasileiro em relação ao mês anterior. Com isso, o índice fecha o ano de 2013 com um aumento de 13,7%. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (6). 

Em todo o ano passado, das 16 cidades monitoradas, Brasília foi a que apresentou a menor variação, com alta de 4,2%, ou seja, menos do que a inflação projetada para o ano de acordo com o IPCA (5,85%). Em contrapartida, com taxas variando entre 9,5% em São Bernardo do Campo e 37,3% em Curitiba, as demais cidades desenvolveram um aumento maior do que os demais preços da economia em 2013. 

No entanto, o val...

Continuar Lendo

Bolha dos escritórios já estourou e preços continuarão a cair

December 18, 2013 | Categoria: Engineering

O preço de aluguel de escritórios corporativos em São Paulo caiu 10% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, segundo relatório da consultoria Colliers International obtido pela Folha.

De acordo com a Colliers, a partir de 2012, o mercado saiu de um período de expansão para uma "superoferta", que levou à queda de preços.

A área total disponível para locação aumentou 289% nessas regiões entre o terceiro trimestre de 2012 e o de 2013, com destaque para a zona da Vila Olímpia.

"No momento atual, a oferta ultrapassa a procura por locação", afirma Roberto Aflalo, do escritório de arquitetura Aflalo e Gasperini. Ainda de acordo com ele, não há como colo...

Continuar Lendo

Paulistanos estão mais confiantes em comprar imóveis, segundo ICCI da Lopes

December 17, 2013 | Categoria: Engineering

Em novembro, o Índice de Confiança do Comprador de Imóvel (ICCI), desenvolvido pela Lopes, subiu 1,2% na comparação ao mês anterior, chegando a 123,4 pontos. Esse aumento representa mais otimismo e confiança dos potenciais consumidores e demonstra que a percepção em relação à economia brasileira aponta para estabilidade.

Segundo o levantamento exclusivo da Lopes, divulgado essa semana, nos próximos 6 meses, as perspectivas em relação a intenção de compra são melhores, o que reflete positivamente o Índice de Expectativas (IE) que subiu 3,2% em novembro, chegando a 141,6 pontos. O Índice da Situação Atual (ISA) passou de 106,7 pontos em outubro para 105,1 em novembro. 
Caio Augusto Pere...

Continuar Lendo

Imóveis lançados em 2014 podem ser ainda mais compactos

December 16, 2013 | Categoria: Engineering

Comitê acadêmico especializado em mercado imobiliário divulga suas perspectivas para os preços e características dos lançamentos de imóveis no ano que vem

Em 2014, a alta nos preços dos lançamentos residenciais deve se manter no mesmo ritmo deste ano, e os apartamentos lançados podem ficar ainda mais compactos nos grandes centros urbanos. Esta é a visão do Comitê de Mercado, formado por professores e pesquisadores do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (NRE-Poli-USP), e de empresários e executivos do mercado imobiliário ouvidos pelo próprio comitê.

As conclusões do Comitê e as ideias dos profissionais que atuam no mercado de lançamentos imobili...

Continuar Lendo

Venda de imóveis usados cai 26,72% em setembro, diz Creci-SP

December 13, 2013 | Categoria: Engineering

Em setembro deste ano, as vendas de imóveis usados registraram queda de 26,72% no estado de São Paulo, na comparação com agosto. As informações são da pesquisa feita pelo Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo) com 1.339 imobiliárias de 37 cidades.

De janeiro a setembro, contudo, as vendas de casas e apartamentos acumularam alta de 1,74%. Já o índice Crecisp, que levantou os preços efetivos de vendas, teve queda de 0,71% no acumulado do ano e registrou -5,69% nos últimos 12 meses. Em setembro, a maioria dos imóveis vendidos, ou 57,91%, tinha valor superior a R$ 200 mil.

“Esse comportamento dos preços faz dos imóveis usados uma opção interessante neste momento&r...

Continuar Lendo

IPT testa cinco tecnologias para remediação de solo e de água subterrânea contaminados com organoclorados

December 13, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) divulgou nesta semana os resultados do projeto multidisciplinar de remediação de solo e água subterrânea. Com um investimento de R$ 15,8 milhões, o objeto de estudo foi um terreno pertencente ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), na cidade de Santo André, em São Paulo.

O solo do terreno estava todo contaminado com hexaclorociclohexano (HCH), um composto produzido artificialmente, organoclorado, empregado antigamente por indústrias de defensivos agrícolas como inseticida. Hoje em dia, essas substâncias são proibidas.

 

Ao todo, no projeto de remediação do solo, cinco tecnologias foram testadas para tentar mitigar os passi...

Continuar Lendo