Um ano do Marco Legal da Geração Distribuída e o recorde da energia solar

January 19, 2023 | Categoria: Energy

Sol a pino, desenvolvimento tecnológico e uma forte política de subsídio. Podemos dizer que essa é, em resumo, a fórmula de um importante marco atingido pelo Brasil nos últimos dias: o recorde de geração de energia solar fotovoltaica. Com 23,9 gigawatts (GW) de potência instalada, a fonte foi alçada ao segundo lugar na nossa matriz elétrica, superando a eólica, e ficando atrás apenas das hidrelétricas. Um patamar que a energia dos ventos demorou um pouco mais para atingir, diga-se de passagem.

O anúncio desse recorde e a atualização no ranking de fontes da matriz elétrica brasileira vêm em um momento quase simbólico, quando completamos, no início deste mês, um ano do Marco Legal da Geraç&atil...

Continuar Lendo

Com R$ 1,2 bi em investimentos, Orizon VR lança nova empresa para produzir biometano e energia renovável

January 18, 2023 | Categoria: Energy

Diante da volatilidade do preço do petróleo e do avanço dos compromissos corporativos com as práticas ESG, a demanda por gás natural renovável dispara em todo o mundo, trazendo protagonismo ao biometano, gás natural renovável oriundo da purificação do biogás. No Brasil, a Orizon Valorização de Resíduos (ORVR3) está na vanguarda da agenda de sustentabilidade urbana e vem investindo em produção de energia e gás renovável em seus ecoparques.

Dedicada a soluções de gestão e beneficiamento de resíduos sólidos, a companhia transforma o biogás – que é naturalmente gerado da decomposição do lixo que recebe em seus ecoparques – em biometano. Este &eacu...

Continuar Lendo

Empresa de engenharia prevê crescer 300% em setor de energia renovável em 2023

January 16, 2023 | Categoria: Energy

Braço recém inaugurado de energia renovável da BCP Engenharia, a BCP Energy prevê crescimento de 300% em 2023 com a construção de parques eólicos e usinas solares no país.

Os planos de expansão da BCP Engenharia, com sede em Fortaleza, Ceará, e desde 2012 no mercado de construção, acompanham a iniciativa de outras grandes empresas para aproveitar o forte avanço desse segmento no país.

Quase metade da energia elétrica produzida no Brasil já vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. Até 2030, a participação deve ultrapassar 80% e, até 2050, 85%, prevê a pasta.

Fundada em 2022, a BCP Energy diz que, nesse processo, a quantidade de colaboradores tam...

Continuar Lendo

Setor de energias renováveis representa 83% da matriz elétrica do País

January 10, 2023 | Categoria: Energy

Fonte : inforchannel.com.br

Como uma alternativa para suprir a necessidade energética nacional, reduzindo os impactos ambientais de degradação, poluição e uso abusivo de recursos naturais, resultantes da utilização de combustíveis fósseis, as energias renováveis seguem em plena expansão no Brasil. De acordo com Dados do Ministério de Minas e Energia, as opções sustentáveis, renováveis e limpas já representam 83% da matriz energética brasileira, lideradas pela hidrelétrica (com mais de 63%), eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar (1,4%); índices que posicionam o País como terceiro maior do mundo neste segmento.

Fator preditivo para frear os desdobramentos da aç&atild...

Continuar Lendo

Juros nos EUA, energia na Europa, reabertura na China: o que esperar dos mercados globais em 2023?

January 06, 2023 | Categoria: Energy

Em apenas duas ocasiões o índice S&P 500 caiu por dois anos seguidos: no biênio 1973-1974 e no triênio 2000-2002. Será que teremos a repetição em 2022-2023?

Acreditamos que não. Após um ano de queda, o mercado subiu no ano seguinte em 85% das vezes – e o retorno médio após fortes recuos é de 18%. Mas vamos aos fundamentos.

Assim como em 2022, os mercados serão guiados por basicamente três fatores neste ano: política de juros dos bancos centrais, principalmente o Fed (Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos); crise energética na Europa; e reabertura da China.

O Fed deve continuar elevando os juros até 4,5% a 5% ao ano, e o BCE (Banco Central Europeu) deve parar entre 2,5% e 3% ao ano. Tanto nos Esta...

Continuar Lendo

Brasil cresce 8 GW em capacidade de energia em 2022 com impulso de renováveis, diz Aneel

January 04, 2023 | Categoria: Energy

Reuters - Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - A capacidade instalada de geração de energia elétrica no Brasil cresceu 8,23 gigawatts (GW) em 2022, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), configurando o segundo maior crescimento anual registrado desde a fundação do regulador, atrás apenas dos 9,5 GW alcançados em 2016.

Segundo a Aneel, o crescimento veio principalmente da fonte eólica, com 2,92 GW, e da solar, com 2,67 GW.

Os números do regulador se referem à geração centralizada de energia e não incluem as usinas de geração distribuída, que têm sido o principal propulsor da fonte solar no país.

Em 2022, houve um crescimento de 1,35 GW de pot&ec...

Continuar Lendo

Brasil tem potencial de 13,7 GW em PCHs e CGHs, aponta AbraPCH

December 23, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIa

Dados da Associação Brasileira de PCHs e CGHs (Abrapch) mostram que nos últimos cinco anos, foram investidos em pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e em centrais geradoras hidrelétricas (CGHs) um valor de R$7,9 bilhões para a construção de 113 novos empreendimentos no Brasil. De acordo com a entidade, os aportes poderiam ter sido maiores, pois o Brasil tem potencial para expandir a sua capacidade de geração nessa modalidade em até 13,7 GW, um aumento em aproximadamente quase 300%.

De 2018 até 2022, entraram em operação 63 PCHs e 50 CGHs. E para o próximo ano, o segmento espera que a construção de novas unidades avance ainda mais. Esse otimismo toma como base o número de empree...

Continuar Lendo

Energias renováveis “minimizam subida da eletricidade” para consumidores

December 20, 2022 | Categoria: Energy

Fonte : Revista Industria e Ambiente

A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis garantiu que as energias renováveis “minimizam a subida da eletricidade para consumidores domésticos e empresariais”, depois de a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ter publicado a atualização de preços para 2023.

Num comunicado, a APREN disse que “as energias renováveis vão minimizar o impacto da subida anormal dos preços da eletricidade em 2023 numa altura em que continuam a ser registados valores muito elevados nos mercados grossistas europeus”, indicando que para a associação “esta é uma das principais conclusões da publicação, por parte da ERSE, das tarifas e pr...

Continuar Lendo