Bahia quer ajudar a desobstruir gargalo da transmissão eólica

November 13, 2013 | Categoria: Energy

Por Wagner Freire, de Salvador, Bahia

O governador da Bahia, Jaques Wagner, se comprometeu nesta quarta-feira (13/11) a buscar maneiras para "desatar o nó" do sistema de transmissão eólico. "Estamos com um gargalo do ponto de vista da transmissão. Estou me dispondo perante o setor para que a gente faça uma militância junto à EPE (Empresa de Pesquisa Energética), ao MME (Ministério de Minas e Energia (MME), à presidente Dilma (Rousseff), no sentido de desobstruir esse gargalo", disse.

Wagner falou durante a abertura do 5º Fórum Nacional Eólico, Carta dos Ventos, evento que contou com o lançamento do novo Altas Eólico Bahia, que aponta para um potencial de 195GW na região.

O atraso nas chamadas Centrais de Conexão Compa...

Continuar Lendo

Evento em SP discute sustentabilidade e tecnologia

November 11, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Durante os dias 12 e 13 de novembro acontece, em São Paulo, o Verge São Paulo, evento que tem como foco a conectividade entre sustentabilidade e tecnologia. Entre os temas que serão discutidos estão a criação de valor sobre TI sustentável, mobilidade inteligente e infraestrutura, inovação sustentável para uma maior eficiência energética, Big Data contribuindo para a sustentabilidade e novas tecnologias para a transmissão de energia.

No dia 18 de novembro acontece, via online, o Webinar Gestão da Energia, evento que irá discutir mostrar as regulamentações e técnicas necessárias para a adequação das instalações elétricas de...

Continuar Lendo

Hidrelétricas no Brasil e a vitória do obscurantismo

November 11, 2013 | Categoria: Energy

Por Ivan Dutra Faria

O anedotário da caserna nos conta que, ao assumir o comando de um quartel, um coronel indagou de seu oficial imediato acerca de um posto de sentinela permanente em frente a um banco de praça. Percorreu-se, sem sucesso, toda a cadeia hierárquica atrás da resposta, até que o soldado mais antigo do quartel acabou com mistério: há muitos anos, o banco fora pintado e, por isso, providenciou-se uma sentinela para evitar que alguém, inadvertidamente, sentasse sobre a tinta fresca. Desde então, o posto nunca mais ficou sem vigilância.

É inevitável a lembrança da sentinela do banco quando se assiste a alguém do governo federal, compungida e conformadamente, informar à plateia que "a sociedade decidiu que não se po...

Continuar Lendo

Geração de hidrelétricas em setembro chega 46.673 MW

November 08, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Operação e Manutenção 

De acordo com o InfoMercado, relatório mensal publicado pela CCEE, a geração de energia por hidrelétricas em setembro de 2013 chegou a 46.673 MW, de um total de 60.601 MW médios produzidos no mês. O valor representa um aumento de 1,36% na comparação com a agosto. 

Os parques eólicos também apresentaram alta na produção, com 947 MW, um aumento de 7,7% frente ao mês anterior. Já as usinas a biomassa entregaram 3.026 MW, 4,5% a menos que em agosto, mas 26,8% acima da geração no mesmo período de 2012. Ao mesmo tempo, a geração das térmicas a gás de 5.570 MW representa queda de 6% frente a agosto.

De aco...

Continuar Lendo

Brasil tem 3º menor custo para geração eólica

November 08, 2013 | Categoria: Energy

Por Adriana Maciel, de Brasília

m uma prospecção sobre o custo da geração de energia no mundo, a Conselho Mundial de Energia (World Energy Council) em parceria com a Bloomberg New Energy Finance (BNEF) destacou que o Brasil é o 3º país de menor custo para a geração eólica. Segundo a recente pesquisa da instituição, o país só perde para a Índia e China.

De acordo com o levantamento, o custo nivelado da energia eólica (LCOE, Levelized Cost of Energy, na sigla em inglês) brasileira está situado na faixa de US$55-99/MWh. Esse índice mede o valor presente do preço da energia ao longo do ciclo de operação do parque.

Na Índia, esses custos estão situados na faixa de US$...

Continuar Lendo

Aneel autoriza eólicas no PI a atuarem como produtoras independentes

November 05, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Regulação e Política 

A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a empresa Central Eólica Brite a explorar, sob o regime de produção independente, a Central Geradora Eólica Ventos de Santa Edwiges, localizada no município de Caldeirão Grande do Piauí, no estado do Piauí. A EOL é constituída por 11 unidades geradoras de 2,7 MW de capacidade instalada cada, conferindo à central a potência instalada de 29,7 MW. De acordo com o cronograma estabelecido, o início das obras civis das estruturas é até 2 de outubro de 2015, com início da operação em teste e comercial por unidade geradora até 30 de dezembro do mesmo ano.

Ainda no munic&iacu...

Continuar Lendo

Consumo de energia sobe 6,6% neste mês, prevê ONS

November 05, 2013 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito | Do Rio

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que o consumo de energia no sistema nacional alcance 65.113 megawatts (MW) médios no fim de novembro, com alta de 6,6% em relação a igual período do ano anterior. Os dados fazem parte de relatório semanal sobre a operação mensal do sistema.

Com relação ao subsistema Sudeste-Centro-Oeste, o maior do país, o ONS prevê que o consumo de energia totalize 38.931 MW médios, com alta de 5,8% na comparação com novembro do ano passado. O aumento previsto pelo relatório se deve ao maior número de dias úteis em novembro deste ano.

A comparação do consumo na região Norte é afetada pela entrada de Manaus n...

Continuar Lendo

MME prorroga prazo para habilitação técnica no leilão A-5

November 01, 2013 | Categoria: Energy

Carolina Medeiros, da Agência CanalEnergia, Planejamento e Expansão 

O Ministério de Minas e Energia prorrogou o prazo para a habilitação técnica de empreendimentos no leilão A-5, marcado para acontecer no dia 13 de novembro. De acordo com a portaria 387, publicada nesta sexta-feira, 1º de novembro no Diário Oficial da União, o prazo vai até às 12 horas do dia 11 de novembro. O prazo anterior terminava no dia 29 de outubro. Até essa data, a habilitação técnica será considerada condicional e perderá a validade na hipóteses dos documentos não serem proto...

Continuar Lendo