Energia Eólica atinge 318 GW de capacidade instalada em 2013

February 05, 2014 | Categoria: Energy

Alexandre Canazio, da Agência CanalEnergia, Planejamento e Expansão 

O Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, que a capacidade instalada da fonte alcançou exatos 318.137 MW no ano passado. O montante significa um crescimento de 12,5% sobre o parque instalado em 2012. Em 2013, foram instalados 35.467 MW, o que significou o menor montante desde 2009. O GWEC espera que 2014 repita pelo menos o recorde de instalação do ano de 2012, 45 GW, podendo ultrapassá-lo.

Os Estados Unidos, que afetaram negativamente as estatísticas de 2013, com uma instalação de 1 GW apenas, tem em construção, atualmente, 12 GW, o que é um recorde, e deve mudar o cenário para este ano. O paí...

Continuar Lendo

Risco de déficit de energia já chega a 20%

February 04, 2014 | Categoria: Energy

Por Daniel Rittner e Leandra Peres | De Brasília

O risco de déficit de energia elétrica nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste já chega a mais de 20% neste ano. A metodologia usada pelo próprio governo para definir a operação do sistema interligado nacional aponta que esse é o risco de que falte pelo menos um megawatt de eletricidade para atender à demanda ao longo de 2014.

Caso esse desequilíbrio seja pequeno, não há nenhuma necessidade de decretar racionamento e é possível reduzir a entrega de energia aos consumidores por meio de medidas "sujas" na operação, conforme explicou ao Valor um técnico com longa experiência na área.

Em condições normais, o governo consid...

Continuar Lendo

Falha em sistema nacional causa apagão em diversos municípios

February 04, 2014 | Categoria: Energy

Uma falha no Sistema Interligado Nacional afetou o fornecimento de energia em diversos municípios nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste na tarde desta terça-feira. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema interrompeu o fluxo de 5 mil MW para essas regiões. 

Para evitar a propagação do evento, houve o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema. A falha aconteceu às 14h03. O ONS afirma que às 14h41 a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. 

Sudeste

A Light, concessionária de energia o Rio...

Continuar Lendo

Represas do Sudeste seguem em queda e carga de energia bate recorde

February 04, 2014 | Categoria: Energy

Os reservatórios de hidrelétricas no Sudeste, os mais importantes para o abastecimento de energia do País, já apresentam queda no início de fevereiro em relação a janeiro, enquanto a demanda de energia na região e no sistema elétrico como um todo continua a bater recordes consecutivos.Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste iniciaram a semana com 39,58% de armazenamento, uma queda de cerca de 1 ponto percentual em relação ao registrado na última quinta-feira (30 de janeiro).

O Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS) esperava que até o final desta semana, 7 de fevereiro, os reservatórios do Sudeste chegassem em 40,5%. Para o fim do mês, em 28 de fevereiro, o valor esperado é de 41,5%, conforme Programa Mensal de Opera&cc...

Continuar Lendo

Produção de gás natural bate recorde em dezembro de 2013, segundo ANP

February 03, 2014 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Operação e Manutenção 

A produção de gás natural no Brasil em dezembro de 2013 registrou recorde, chegando aos 81,6 milhões de metros cúbicos por dia, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O valor superou a média de 80 milhões de m³/d de junho de 2013, e apresentou um crescimento de 7,1% frente a dezembro de 2012 e de 3,2% em relação ao mês anterior. De acordo com o boletim da produção da ANP, a produção de petróleo e gás natural no Brasil foi de 2,622 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

A queima de gás natural em dezembro ficou em torno de 4,3 milhões m&s...

Continuar Lendo

BNDES amplia prazo de nacionalização para aerogeradores

January 31, 2014 | Categoria: Energy

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ampliou em seis meses o prazo de alguns dos marcos previstos na nova metodologia de credenciamento de aerogeradores. O limite para o cumprimento de todo o plano de nacionalização foi mantido em janeiro de 2016. Os fabricantes, entretanto, terão um período adicional de seis meses para nacionalizar alguns dos subcomponentes usados na fabricação do aerogerador.

A dilatação do prazo será aplicada para todos os marcos previstos na nova metodologia, a partir do marco atual, com exceção do marco relativo à finalização da unidade industrial de montagem de nacelles, que, permanece para julho de 2014; das operações da fábrica de nacelles, que permanece para janeiro de 2015...

Continuar Lendo

Vestas: protótipo de aerogerador de 8MW inicia produção

January 31, 2014 | Categoria: Energy

A Vestas anunciou nesta semana que o protótipo V164-8.0MW iniciou a produção de energia. Segundo a companhia dinamarquesa, trata-se do aerogerador mais potente do mundo.

O equipamento, que está instalado em um centro de testes para grandes turbinas eólicas, localizado no Noroeste da Dinamarca, será monitorado nos próximos meses, para avaliação de sua confiabilidade e produção.

"Trata-se de um marco importante para que os investidores de eólica offshore (no mar). A V164-8.0MW será o principal produto do portfólio da joint venture entre Vestas e Mitsubishi Heavy Industries, voltada para este segmento", diz o comunicado.

Segundo a companhia, uma unidade é capaz de suprir a demanda de 7,5 mil consumidores europeus. Com uma torre de ...

Continuar Lendo

Instalação nuclear britânica tem alto nível de radiação

January 31, 2014 | Categoria: Energy

Agência Estado

A maior instalação nuclear da Europa operava nesta sexta-feira com número reduzido de funcionários, depois de ter sido detectado que os níveis de radiação no local estavam mais altos do que o normal. 
A usina de reprocessamento nuclear de Sellafield, no noroeste da Inglaterra, informou em comunicado que níveis elevados de radioatividade foram encontrados em um dos monitores do extremo norte da instalação, mas afirmou que não há "qualquer risco para o público em geral nem para os trabalhadores locais". 
Apenas trabalhadores essenciais devem comparecer ao local nesta sexta-feira, mas a estação continua a operar normalmente, diz o documento. 
"Os níveis de radioatividade detectados est&a...

Continuar Lendo